Raupp manifesta satisfação com declaração de Rondônia como área livre da aftosa



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) manifestou satisfação diante da decisão da Organização Internacional de Epizootias (OIE) de considerar Rondônia como área livre da febre aftosa, fato que deverá melhorar o preço de venda do gado bovino do estado, bem como abrir novas oportunidades de exportação.

Valdir Raupp reafirmou a vocação agropecuária de Rondônia, mas reivindicou o fim das barreiras fiscais, que impedem a instalação de agroindústrias no estado. Hoje é essencial agregar valor ao produto agrícola, disse.

- Não basta produzir soja; é preciso transformá-la em óleo, farelo e outros subprodutos. Da mesma forma, não adianta apenas criar boi; é preciso haver fábricas de processamento do leite, do couro e da carne - disse o senador.

Para viabilizar a cadeia de agronegócios, são necessárias políticas de subsídio e incentivo à instalação dessas indústrias, explicou o senador, acrescentando que para combater o desemprego serão imprescindíveis investimentos federais para a construção de grandes obras públicas que têm viabilidade técnica, mas estão emperradas por falta de vontade política.

Valdir Raupp citou o caso do gasoduto, orçado em R$ 900 milhões, que geraria 30 mil empregos diretos, cuja obra está parada há anos. Este é o caso, também, disse o senador, das duas usinas hidrelétricas do Rio Madeira, que poderiam gerar 7 mil megawatts, com 22 mil empregos diretos e quase 100 mil indiretos.

O senador ressaltou que para vencer o desemprego e a violência Rondônia precisa de investimentos federais, assim como foi preciso grande investimento em tecnologia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agropastoril do Estado de Rondônia (Idoron) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para livrar o estado do flagelo da febre aftosa.



03/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Siqueira Campos faz apelo pela manutenção de Tocantins como área livre da febre aftosa

Chico Sartori diz que Rondônia deverá ficar livre da febre aftosa

Valdir Raupp comemora 10 anos sem aftosa em Rondônia

São Paulo retoma o status de área livre de febre aftosa

Valdir Raupp comemora eficiência da vacinação contra febre aftosa em Rondônia

Técnicos iniciam em abril visitas a 6 estados para ampliar área livre de febre aftosa