Reação brasileira a manifestações no Irã será tema de audiência da CRE
A reação do governo brasileiro diante das manifestações políticas ocorridas no Irã após a divulgação dos resultados das eleições naquele país será o tema de uma audiência pública a ser promovida na quinta-feira (2) pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O requerimento para a realização dessa audiência, aprovado na reunião desta quinta-feira (25), foi apresentado pelo presidente da comissão, senador EduardoAzeredo (PSDB-MG).
O requerimento é de convite ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Mas, como adiantou o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), que presidiu a reunião, o ministério deverá enviar à audiência um representante de Amorim.
Logo após as eleições no Irã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recordou que o presidente reeleito Mahmoud Ahmadinejad havia obtido mais de 60% dos votos. E disse não conhecer ninguém, a não ser da oposição iraniana, que questionasse os resultados, apesar das acusações de fraude. Reiterou ainda o convite para que Ahmadinejad visite o Brasil.
Zâmbia
Na mesma reunião, a CRE aprovou parecer favorável ao Projeto de Decreto Legislativo 320/09, que aprova acordo de cooperação técnica entre Zâmbia e o Brasil. A relatora, senadora Marina Silva (PT-AC), apresentou seu voto favorável, lembrando que os dois países contam com uma grande biodiversidade e que existem grandes possibilidades de cooperação na área de saúde - como no combate à Aids, por exemplo.
Translado
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou ainda parecer favorável, como relator, ao Projeto de Lei do Senado 516/07, do senador Expedito Júnior (PR-RO), que obriga a União a trasladar de volta ao país corpo de brasileiro falecido no exterior e cuja família não tenha recursos para pagar a operação de transporte. O projeto, de caráter terminativo, não foi votado por falta de quórum.
O senador observou que, coincidentemente, havia recebido pouco antes da reunião a visita dos irmãos do brasileiro Edvaldo Divino dos Santos, falecido em maio na Irlanda, onde morava. O transporte do corpo para o Brasil, segundo relato dos familiares, só ocorreu por meio de ajuda de amigos que freqüentavam a mesma paróquia, na Irlanda.
Marcos Magalhães / Agência Senado
25/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Embargo da UE à carne bovina brasileira é tema de audiência na CRA
Autismo será tema de audiência pública na CDH
'Crack' será tema de audiência pública
Transplante de órgãos será tema de audiência da CAS
Atendimento a autistas será tema de audiência na CAS
ZPE de Rio Grande será tema de audiência pública