Receita consolida normas de acesso a dados protegidos por sigilo fiscal



A Secretaria da Receita Federal publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (6) edição da Portaria RFB nº 2.344, de 24 de março, que disciplina o acesso dos servidores às informações protegidas por sigilo fiscal constantes de sistemas informatizados do órgão.

Com a perda da eficácia da Medida Provisória nº 507/2010, foi necessário revogar a Portaria RFB nº 2.166/2010 que a regulamentava. No entanto, como o dever de sigilo fiscal não era decorrente daquela medida provisória, mas do Código Tributário Nacional, e considerando que já há sanções administrativas disciplinares previstas na Lei nº 8.112/90, a Secretaria da Receita Federal decidiu editar novo ato para disciplinar a questão no âmbito do órgão.

A nova portaria consolida as disposições legais vigentes sobre a matéria: define as informações protegidas pelo sigilo fiscal, os usuários que podem ter acesso aos bancos de dados informatizados e as circunstâncias em que as informações poderão ser acessadas. Traz, também, as consequências disciplinares no caso do uso indevido de senhas, do acesso imotivado aos sistemas informatizados e da divulgação de informação protegida por sigilo fiscal.

O acesso imotivado e o uso indevido de senhas sujeitam o infrator à penalidade de advertência ou suspensão de até noventa dias. Entretanto, se o fato configurar infração mais grave como, por exemplo, o acesso imotivado para proveito pessoal ou de outrem, aplica-se a penalidade de demissão. A divulgação de informações protegidas por sigilo fiscal sujeito o infrator à penalidade de demissão.

Em qualquer caso, a matéria será encaminhada à Justiça para apuração cível e criminal.

 

Fonte:
Receita Federal

 

06/04/2011 15:47


Artigos Relacionados


Alvaro Dias solicita à Receita Federal dados sobre a quebra de sigilo fiscal de caseiro

Receita consolida normas sobre selo de controle de bebidas

TCU poderá ter acesso a sigilo fiscal

Emenda mantém acesso a dados cadastrais de investigados, mas polícia deve garantir sigilo

Cartaxo diz que sigilo fiscal impede divulgação de dados, mas aponta legalidade em operação da Petrobras

Secretário da Receita depõe nesta quarta-feira na CCJ sobre quebra de sigilo fiscal