REESCALONADOS CRÉDITOS DO BRASIL COM A ZÂMBIA



O Senado autorizou a União a contratar operação de reescalonamento de seus créditos junto à República de Zâmbia, no montante de US$20,3 milhões, com base em entendimento celebrado no âmbito do Clube de Paris, instituição que reúne países credores. Esse débito de Zâmbia tem origem em convênios firmados com a Cacex e vem sendo objeto de negociação desde 1983.
Relator da matéria, o senador José Eduardo Dutra (PT-SE) ressaltou que esse reescalonamento contempla país com elevado grau de endividamento e baixíssima renda per capita. "Entendemos tratar-se de excelente oportunidade para a regularização da dívida bilateral daquele país, à medida que proporciona ainda a Zâmbia condições de se ajustar financeira e economicamente perante a comunidade financeira internacional", disse ele.
Na opinião de Dutra, esse reescalonamento reflete a política brasileira de proceder a esforços de recuperação de créditos com o apoio do Clube de Paris. Para ele, o reescalonamento considera a capacidade de pagamento de Zâmbia e leva em conta as estreitas relações entre essa república e o Brasil.

02/02/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado decide sobre reescalonamento de créditos com a Zâmbia

SENADO DEVE REESCALONAR CRÉDITOS COM A REPÚBLICA DE ZÂMBIA

Senado aprova acordos do Brasil com Quênia, Gabão, Eslovênia e Zâmbia

Aprovado na CAE reescalonamento de dívida da Zâmbia

CAE examina renegociação de empréstimo a Zâmbia

Presidente de Zâmbia visita o Senado