Reforma da Previdência: relator admite mudanças no texto ainda na CCJ



O senador Tião Viana (PT-AC), relator da proposta de reforma da Previdência, admitiu que o texto pode ser alterado ainda na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A votação da proposta continua nesta terça-feira (30), a partir das 14h, com a votação dos 200 destaques apresentados pelos senadores. O texto base foi aprovado na última quarta-feira. Tião Viana disse que as negociações com os partidos de oposição podem levar a uma votação mais célere da proposta.

- O PFL tem direito às críticas, mas está sensível ao diálogo. Podemos ter uma ou outra mudança até o momento da votação. Estamos tentando um grande acordo - disse Tião Viana.

O relator disse ainda que há possibilidade de mudanças em relação a quatro pontos da reforma previdenciária: os valores dos subtetos salariais nos estados, a eliminação da cobrança de inativos em condições especiais (aposentadoria por invalidez), o controle social da Previdência e a instituição de regras de transição para os atuais servidores.

Tião Viana previu que a reunião da CCJ poderá ter 15 -grandes votações-. Os temas constantes das emendas dos senadores seriam agrupados, para facilitar a votação. Mas o líder do PFL, José Agripino (RN), acha difícil que se trabalhe desta forma.

- É pouco provável que se avaliem 200 emendas em apenas um dia - afirmou Agripino.

O líder do governo, Aloizio Mercadante (PT-SP), salientou que a opinião dos governadores estaduais sobre as possíveis mudanças no texto serão fundamentais para definir a postura dos parlamentares da base governista. Ele participa, na manhã desta terça-feira, de reunião com governadores.

- Faremos uma consulta aos governadores. Só sustentaremos em Plenário mudanças pactuadas com os governadores - afirmou Mercadante.



29/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana admite mudanças na reforma da Previdência

Governo admite negociar mudanças na reforma da Previdência, mas consultará governadores

Serys defende mudanças no texto da reforma da Previdência

Senadores querem mudanças no texto da reforma da Previdência

Sérgio Guerra cita artigo dizendo que mudanças no texto da reforma da previdência são "cosméticas"

Paim entrega proposta de mudanças ao relator da reforma da Previdência na Câmara