Jayme Campos defende profundo debate sobre reforma política




O senador Jayme Campos (DEM-MT) parabenizou o presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), pela manifestada intenção de instituir uma comissão especial para elaborar o anteprojeto da reforma política. Ele defendeu um debate aprofundado sobre o tema, que, conforme afirmou, conta com o apoio das "mais expressivas lideranças" do Congresso Nacional.

De acordo com Jayme Campos, a credibilidade do Parlamento está em xeque. Ele disse que está na hora de oferecer à sociedade "um novo modelo de atuação parlamentar de inquestionável eficácia, ética e transparência".

O senador disse que as mudanças eleitorais e político-partidárias propostas devem ser duradouras. Também pediu que elas acabem com "as artimanhas e manobras legais que insistem em macular a soberania das urnas".

Para Jayme Campos, a reforma eleitoral deve "evitar que a imagem e a atuação partidária do legislador eleito sejam maculadas constantemente com a pecha do estelionato e do oportunismo sem escrúpulo". Defendeu ainda que a reforma assegure "a previsibilidade e a lisura do representante escolhido, tanto em defesa dos ideais doutrinários quanto do cumprimento das promessas em função das quais foi eleito".

O senador defendeu um debate aprofundado sobre o financiamento público de campanha; a fidelidade partidária; a suplência de senadores; e os critérios de escolha dos candidatos, se com o uso de listas fechadas ou não. Ele pediu ainda a união dos pleitos, que hoje ocorrem a cada dois anos, ora em eleições municipais, ora em eleições estaduais e federais.

O pronunciamento de Jayme Campos motivou cinco apartes: os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), João Pedro (PT-AM), Benedito de Lira (PP-AL), Waldemir Moka (PMDB-MS), Blairo Maggi (PR-MT) parabenizaram o senador pelo pronunciamento oportuno.



09/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi prevê "debate interessante e profundo" sobre a reforma política

Jayme Campos defende reforma política e partidária

Jayme Campos defende reforma política e fidelidade partidária

Reforma política é prioridade para Jayme Campos

Jayme Campos critica política de assentamento do governo

Jayme Campos propõe política perene de combate à dengue