Relatório de ciclo sobre educação será apresentado em outubro



Será apresentado na primeira semana de outubro o relatório final do ciclo de audiências públicas promovido pela Comissão de Educação (CE) sob o tema Idéias e Propostas para a Educação Brasileira e o Plano de Desenvolvimento da Educação. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11) pelo presidente da comissão, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ao final da última reunião dedicada à discussão do assunto.

Para essa última reunião, estava prevista a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, que cancelou de última hora o seu comparecimento. Na segunda-feira, também já havia cancelado a presença a ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff. Foram realizadas 12 audiências com especialistas, autoridades e representantes de empresários e trabalhadores.

- Acho lamentável a ausência do ministro da Educação, mas o ciclo de audiências tem de terminar hoje - disse Cristovam, ao prever que o relatório final, a ser discutido em uma reunião da comissão, deverá servir de base para a elaboração de projetos de lei.

Uma das relatoras setoriais do ciclo de audiências, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), afirmou ter sentido "tristeza e decepção" pela ausência de Haddad na última reunião do ciclo de audiências. Ela propôs, então, a conclusão do trabalho de elaboração dos relatórios setoriais no final de setembro. Em sua opinião, esse seria um "presente à Nação", no momento em que "alguns querem acabar com o Senado".

O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) também saiu em defesa da Casa, mas alertou para a necessidade de se combater o "anacronismo" do Senado, cujas práticas, em parte, ainda seriam parecidas com as adotadas há quase um século.

- Vamos ter resultados agora com o trabalho desta comissão, que deu o exemplo ao inovar. Precisamos inovar, pois as coisas não funcionam e estamos vinculados a práticas superadas. Do contrário, teremos um encontro marcado com um destino que talvez não seja muito interessante - advertiu Mesquita Júnior.

O senador Flávio Arns (PT-PR) elogiou a realização do ciclo de audiências, cujo relatório final, a seu ver, será uma grande contribuição para o debate da situação da educação no país. Por sua vez, o senador Augusto Botelho (PT-RR) disse que a comissão está aberta a receber novas sugestões da sociedade para o aperfeiçoamento do sistema educacional.

11/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relatório da educação será apresentado em outubro, diz Cristovam Buarque

Relatório da MP sobre desoneração da folha de pagamentos será apresentado no dia 25

Relatório sobre CPMF será apresentado hoje à tarde

Relatório sobre Jader será apresentado nesta terça-feira

Relatório sobre CPMF será apresentado à CCJ nesta segunda-feira

Relatório sobre MP do salário mínimo será apresentado nesta quinta-feira