Renan comunica que o Senado votou 207 matérias desde o dia 25 de maio



Do dia 25 de maio deste ano até a semana passada, o Senado apreciou 207 matérias. Deste total, 191 foram aprovadas. Os números foram apresentados pelo presidente da Casa, Renan Calheiros, na noite desta terça-feira (14). Ele destacou a aprovação do projeto de Lei Complementar (PLC) 43/07, que alterou as regras do Supersimples, como uma das decisões mais importantes tomadas pelo Senado este ano.

O PLC evitou que micro e pequenas empresas prestadoras de serviço sofressem aumento de sua carga tributária ao aderir ao Supersimples. O projeto também incluiu no programa empresas de setores que haviam ficado fora do regime simplificado. Foram beneficiados, por exemplo, os fabricantes e distribuidores de sorvetes, fogos de artifício e cosméticos. A estimativa é que 1,5 milhão de pequenas empresas serão beneficiadas com as alterações.

Outra decisão importante tomada pelo Senado, na avaliação do seu presidente, foi a aprovação do projeto de lei de Conversão (PLV) 19/07 que criou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O novo órgão, que herdou parte das atribuições do Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), passou a ser responsável em propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as unidades de conservação federais.

A aprovação do projeto de Lei nº 146/96, que regulamentou o funcionamento das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) depois de 11 anos de tramitação, também entrou na lista das matérias importantes apreciadas pelo Senado este ano. Renan disse que a medida é fundamental para impulsionar o desenvolvimento regional e o crescimento econômico.

- Na área econômica, também avançamos com a aprovação de todas as matérias do Programa de Aceleração do Crescimento. Outro projeto importante aprovado pelo Senado estabelece incentivos fiscais para empresas que investem em projetos de pesquisa científica e tecnológica - afirmou Renan.

As matérias citadas pelo presidente do Senado na área social foram o projeto que assegurou a todos os trabalhadores domésticos o direito ao benefício do seguro-desemprego e o substitutivo ao projeto de Lei da Câmara (PLC) 10/07 que autorizou a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa para professores de educação básica que participem de formação inicial e continuada.

Ao final de seu comunicado ao Plenário, Renan destacou os avanços patrocinados este ano pelo Senado na área de segurança pública. Ele lembrou que um dos últimos projetos aprovados, o substitutivo ao PLS 34/03, aumentou as penas para crimes relacionados ao tráfico ilícito de entorpecentes no interior de estabelecimentos de ensino ou em suas imediações.



14/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado votou 46 matérias em uma semana

SENADO JÁ VOTOU MAIS DE CEM MATÉRIAS EM 98

SENADO VOTOU 11 MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO VOTOU 22 MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO VOTOU OITO MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO VOTOU OITO MATÉRIAS NESTA SEMANA