Renan destaca honra pessoal como uma das qualidades de Brizola



Na presidência de sessão especial destinada a reverenciar a memória do líder político Leonel Brizola, que morreu há dois anos, o presidente do Senado, Renan Calheiros, destacou nesta quarta-feira (21) os exemplos legados ao país pelo homenageado, entre eles a honra pessoal, o patriotismo, a fidelidade às próprias idéias e ao partido por ele criado, o PDT.

- Que essas qualidades do velho líder trabalhista nos inspirem, todos nós, a lutarmos por um Brasil melhor - recomendou Renan.

Ao definir Brizola como um dos mais extraordinários homens públicos do século XX, um líder respeitado até mesmo pelos adversários políticos, Renan afirmou que, em 60 anos de vida pública, nunca se teve notícia de um só deslize ético desse líder político. Em sua opinião, Brizola era um exemplo de fidelidade absoluta e irrestrita aos próprios ideais, ao PDT, à causa da educação, à luta das classes menos favorecidas e à causa do Brasil.

Na análise de Renan, muito do espírito guerreiro de Brizola se devia às suas origens de gaúcho, pois, com apenas um ano de idade, perdeu o pai degolado na Revolução Federalista de 1923. Em seu discurso, Renan lembrou que Brizola foi alfabetizado pela mãe, esforçou-se para completar os estudos e terminou comandando uma revolução educacional, quando construiu seis mil escolas primárias, 278 escolas técnicas e 131 ginásios e Escolas Normais, no Rio Grande do Sul.

O presidente do Senado lembrou que Brizola também revolucionou a economia gaúcha e que, ainda como governador daquele estado, teve seu grande momento político ao comandar a cadeia da legalidade para assegurar a permanência de João Goulart no poder, em 1961. "Foi a grande resistência contra a tentativa de golpe militar, depois da renúncia de Jânio Quadros", disse ele.

Em seu discurso, o presidente do Senado lembrou que, também como governador do Rio de Janeiro, esse gaúcho deixou sua marca na implantação dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) - escolas em tempo integral para crianças sem renda idealizadas por Darcy Ribeiro e inspiradas no grande educador Anísio Teixeira.

- A principal mensagem de Brizola continua bem nítida e atual: a única saída para o Brasil é a educação de qualidade para todas as nossas crianças, todos os nossos jovens. O líder que todos aprendemos a admirar e respeitar teve vitórias e derrotas ao longo de sua trajetória, mas nunca desistiu de lutar - enfatizou Renan.

21/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet destaca qualidades de Lauro Campos

Suplicy destaca qualidades de Oscar Niemeyer

LUZIA INCLUI OFENSA À PESSOA MORTA COMO CRIME CONTRA A HONRA

Renan lamenta morte de Brizola

Agripino diz que não tem 'indisposição pessoal' contra Renan

Pompeo quer Brizola como vice de Ciro