Renan diz que não há razão para instalar CPI dos "sanguessugas"



Em entrevista coletiva nesta terça-feira (30), o presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que a investigação política, por meio de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI), só tem sentido "quando as coisas não estão sendo investigadas" pelas vias normais. Ele fez a afirmação em resposta a pergunta sobre a necessidade de instalação de uma CPI para investigar as denúncias de uso de verbas públicas para a compra superfaturada de ambulâncias pela chamada "máfia dos sanguessugas".

- Quando as denúncias estão sendo investigadas e as investigações estão em fase de conclusão, o mais rápido, o que atende mais a sociedade e a instituição é aguardar a conclusão e trabalhar no sentido de punir os culpados, separando o joio do trigo. Nós estamos aguardando a conclusão da investigação do Ministério Público. Eu vou falar hoje com o procurador para saber quando é que vamos ter os resultados - disse.

O procurador-geral da República, Antonio Francisco de Souza, lembrou Renan, garantiu que encaminhará ao Congresso Nacional as conclusões da investigação o mais rapidamente possível.

Equiparação salarial

Renan, que foi convidado pelo presidente da República para participar da reunião em que foi discutida a possibilidade de equiparação salarial para o funcionalismo dos três Poderes, disse que equiparação "é uma coisa para adiante". Segundo informou, foi decidida a criação de um grupo de trabalho para propor um plano comum de cargos e salários.

O presidente do senado também comentou a edição, na segunda-feira (29), da medida provisória (MP 295) que reestrutura carreiras do serviço público, especialmente do Poder Executivo.

- Por enquanto, a crítica séria que tem que se fazer é que a MP não contempla setores, que estão discriminados, e precisa ser mais ampla para contemplar esses setores - avaliou.

PMDB

Em relação ao PMDB, Renan frisou que o partido decidiu, em convenção, que não vai ter candidato nem vai se aliar formalmente com ninguém. Ele também não vê por que o partido deveria dar opiniões sobre a escolha de candidatos para concorrer à vice-presidência em outras coligações.

- O que é que nós temos a ver com vice dos outros partidos? Absolutamente nada a ver. Essa discussão não nos pertence. O PMDB não tem candidato por causa da verticalização e da complexidade da realidade do partido em cada estado. Como é que nós vamos agora meter o bedelho e querer indicar vice de outra coligação? Não tem nada a ver, não tem sentido - concluiu.

30/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan deve instalar CPI Mista dos Sanguessugas

Renan lê em Plenário nomes dos parlamentares indicados para a CPI dos Sanguessugas

Renan dá prazo de cinco dias para que erros no requerimento da CPI dos "sanguessugas" sejam corrigidos

Renan diz que decisão sobre CPI dos "sanguessugas" será compartilhada com líderes

Renan envia ao Conselho de Ética nomes dos senadores citados pela CPI dos Sanguessugas

Renan encaminhará relatório da CPI dos Sanguessugas ao Conselho de Ética "o mais rápido possível"