Renan quer turismo em bases sustentáveis



O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) defendeu nesta quarta-feira (25) o desenvolvimento do turismo no Brasil em bases sustentáveis. Segundo ele, o turista hoje não quer apenas férias passivas sob o sol, mas experiências que o enriqueçam culturalmente. Para isso, o senador sugeriu ações compartilhadas com a sociedade civil, o estímulo de programas de entretenimento, educação ambiental e recuperação de áreas degradadas, modernização da infra-estrutura, além de pesquisas, tecnologia e educação profissional.

- A Organização Mundial do Turismo prevê que para cada dólar investido em turismo por um país, ele recebe seis como retorno. E o interesse do turista estrangeiro pelo Brasil é evidente. Tanto que recebi, em meu gabinete, na última semana, o embaixador da Espanha, José Cordech, que confirmou: seu país está disposto a trazer mais investimentos, principalmente na área do turismo. A Espanha tem muito a nos ensinar.

Renan lembrou que a Espanha é um dos destinos turísticos mais procurados do mundo, pois conseguiu implantar um turismo sustentável. Segundo ele, o embaixador espanhol anunciou que visitará Alagoas nos próximos dias. O senador também assinalou que para o Brasil ser um grande destino turístico mundial, é preciso antes consolidar um turismo interno forte e, depois, um turismo inter-regional significativo.

- O Nordeste tem o seu apelo turístico e representa as origens do Brasil, com uma matriz cultural bem diversificada. Alagoas é um verdadeiro espetáculo de magnífica beleza de coqueirais, mangues e mar, onde surgem inúmeras lagoas que produzem um toque todo especial. São 230 km de praias e o alagoano é um povo caloroso, hospitaleiro, que recebe de braços abertos quem vem de fora.



25/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan quer profissionalizar ainda mais o turismo no Brasil

ALCÂNTARA QUER PSDB MAIS PRÓXIMO ÀS SUAS BASES PARTIDÁRIAS

CRE quer discutir com Álvaro Uribe sobre bases norte-americanas na Colômbia

Brasil quer intensificar cooperação internacional para uso de bases de outros países na Antártica

Renan elogia Lei Geral do Turismo

Renan recebe visita do ministro do Turismo