Renato Casagrande defende apreciação em Plenário de recursos contra Sarney



O senador Renato Casagrande (PSB-ES) defendeu, nesta quarta-feira (12), a apreciação pelo Plenário dos recursos impetrados junto ao Conselho de Ética solicitando o exame das denúncias contra o presidente José Sarney (PMDB-AP), caso sejam rejeitados pelo colegiado.

- Caso esses procedimentos não sejam adotados [no Conselho de Ética] com relação a essas representações, ficaremos com um assunto mal resolvido, com um machucado mal cicatrizado, com uma sujeira debaixo do tapete. Não teremos a resposta que a sociedade precisa. Esse Plenário, de forma soberana, decidirá qual o caminho vai querer seguir com relação a essas representações e a esse caminho que estamos vivendo- sustentou.

Destacando a importância do Senado como Casa revisora dos projetos aprovados pela Câmara dos Deputados - onde nem sempre as decisões, em sua opinião, são equilibradas em razão da possibilidade de prevalência de interesses de estados com maior representação - Renato Casagrande considerou fundamental a adoção de medidas visando ao fortalecimento da representação política no Senado, bem como ao aumento da transparência em sua administração.

Para o senador capixaba, é preciso melhorar transparência à gestão no Senado, sobretudo com relação à parte de execução orçamentária, dos contratos vigentes no Senado, dos servidores efetivos e comissionados.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) parabenizou Renato Casagrande pelo pronunciamento e descartou de forma peremptória a hipótese de um suposto acordo celebrado por seu partido com o PMDB, conforme noticiado pela imprensa, com o objetivo de preservar o mandato de Arthur Virgílio (PSDB-AM) e de Sarney.

Ao parabenizar Renato Casagrande pela sua constante atuação em defesa do Senado, Jarbas, Vasconcelos (PMDB-PE) defendeu a restauração da "dignidade" do Conselho de Ética".

- O que fizeram com o Conselho de Ética está arrepiando o sentimento da opinião pública. Um Conselho de Ética que sequer admite receber denúncias para ter tramitação - afirmou.

Cristovam Buarque (PDT-DF) alertou para o risco de um acordo visando suspender as investigações contra Sarney piorar ainda mais a avaliação do Senado pela opinião pública.



12/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renato Casagrande defende legitimidade de recurso contra decisão do Conselho de Ética

Renato Casagrande apresenta PEC que altera distribuição de recursos do ICMS destinado a municípios

Renato Casagrande defende Operação Arco de Fogo

Renato Casagrande defende ingresso da Venezuela no Mercosul

Renato Casagrande defende ingresso da Venezuela no Mercosul

Renato Casagrande quer mais investimentos com recursos não utilizados para formação de superávit