Renato Casagrande defende maior fiscalização para combate a corrupção
Ao comemorar a passagem do Dia Internacional de Combate à Corrupção- celebrado neste domingo (9), o líder do PSB, Renato Casagrande (ES), defendeu o aprimoramento dos mecanismos de fiscalização e controle do uso de recursos públicos no país.
De acordo com o senador, no momento em que o Brasil busca mais espaço no cenário internacional, o governo federal deveria direcionar esforços para erradicar a corrupção em áreas prioritárias como a educação, saúde e segurança.
- O Brasil, país com um dos mais elevados índices de corrupção, segundo o World Economic Forum, tem poucos profissionais habilitados para o trabalho de fiscalização e pouca tradição e investimentos em fiscalização interna e externa - disse.
Por outro lado, Renato Casagrande destacou avanços importantes ocorridos no país no combate à corrupção, como aaprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal em maio de 2000 pelo Congresso Nacional. Citou também projeto de sua autoria acabando com o pagamento de "jeton", um salário a mais a parlamentares nas convocações extraordinárias.
O senador mencionou outros dois projetos seus, em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O primeiro prevê o preenchimento de vagas para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) através de concurso público e não mais por indicação política; o outro sugere a criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas, órgão que fiscalizaria as ações dos Tribunais de Contas da União, dos Estados e Ministérios Públicos afins.
10/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renato Casagrande defende atuação do Brasil para consolidar bloco da América Latina
Renato Casagrande defende Operação Arco de Fogo
Renato Casagrande defende ingresso da Venezuela no Mercosul
Renato Casagrande defende ingresso da Venezuela no Mercosul
Renato Casagrande defende divulgação de informações sobre operações da PF
Renato Casagrande defende apreciação em Plenário de recursos contra Sarney