REQUIÃO: PMDB VAI TER CANDIDATO PRÓPRIO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) afirmou hoje (dia 5), em discurso no plenário, que o PMDB terá candidato à presidência da República e que o partido inteiro aguarda, com grande expectativa, o gesto definitivo do líder no Senado, Jáder Barbalho (PA), que declarou que apoiaria uma candidatura própria do PMDB se o ex-presidente da República Itamar Franco fosse candidato:
- Contamos com a decisão rápida de um homem de palavra e com o desligamento do governo, de forma imediata e pessoal, mesmo antes da convenção, do nosso líder Jáder Barbalho. Assim procedem os homens de verdade: confirmam, com rapidez e de forma decisiva, a palavra empenhada. O PMDB terá candidato à presidência da República.
Requião acrescentou que no dia 8 de março próximo a convenção do PMDB "se definirá pela candidatura própria". Disse também que, mais adiante, ou ele e Itamar entrarão num acordo, com base num programa político e numa aliança de oposições, ou disputarão os votos dos convencionais.
- Saúdo com alegria a integração de mais esse grande militante do PMDB nos propósitos de sobrevivência e de afirmação do partido. Saúdo, desta tribuna, com alegria, antecipando a sua declaração, o nosso líder Jáder Barbalho, que cumprirá a sua palavra, rompendo com o governo ou deste se desligando e ingressando numa marcha por todos os estados brasileiros, na defesa da candidatura do presidente Itamar Franco.
Antes de fazer tais declarações, Requião leu carta de Itamar Franco ao presidente do PMDB, deputado Paes de Andrade, definindo sua intençãode disputar, na convenção do partido, a indicação para concorrer à presidência da República, e carta do senador José Sarney (PMDB-AP) a Paes de Andrade, mantendo sua posição de apoiar a candidatura de Itamar Franco e de não disputar com qualquer companheiro a convenção partidária.
05/02/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa defende candidato próprio do PMDB à Presidência da República
Simon diz que decisão sobre candidato próprio do PMDB à presidência está mantida
Requião quer que PMDB escolha candidato à Presidência
PEDRO SIMON QUER CANDIDATO DO PMDB À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Roberto Requião vai apresentar ao PMDB sua candidatura à Presidência da República
Simon afirma que PMDB terá candidato próprio ao Planalto e contesta colunista