Simon diz que decisão sobre candidato próprio do PMDB à presidência está mantida



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou nesta sexta-feira (15), em Plenário, que, apesar do cancelamento das prévias do partido, continua de pé a decisão adotada em Convenção Nacional no ano passado de se lançar candidato próprio à sucessão presidencial. Ele anunciou ainda que o grupo favorável à candidatura própria vai inscrever o nome do governador de Minas Gerais, Itamar Franco, na próxima convenção, em junho.

- Só existe um partido com obrigação de ter candidato próprio, que é o PMDB. Isso ficou decidido em Convenção Nacional, na qual 98,7% dos militantes se disseram a favor tanto da candidatura quanto da realização da prévia. Revogaram a prévia, mas a decisão de candidatura própria está de pé - disse Simon.

O senador acusou a direção nacional do PMDB de estar agindo contra uma decisão adotada pelo partido. Os integrantes da direção, observou, estariam humilhando o partido ao buscar opções fora dos quadros do PMDB. Mas ele considerou pouco provável a possibilidade de se revogar, na convenção de junho, a decisão adotada no ano passado de se lançar um candidato próprio ao Palácio do Planalto.

- As bases haverão de se rebelar, e essa gente não vai conseguir vender o PMDB como quer - previu Simon, referindo-se às negociações em andamento com outros partidos para a formação de uma aliança na eleição presidencial.

O senador disse que o quadro político ainda está cheio de interrogações. Inicialmente, recordou, houve a queda dos índices de popularidade da pré-candidata do PFL, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, após a operação de busca realizada pela Polícia Federal no escritório da empresa Lunus, em São Luís. Em seguida, recordou Simon, começou uma guerra de dossiês e de denúncias de utilização, por parte do PSDB, de serviços de espionagem. Nesse quadro, observou, a direção do PMDB não poderia trabalhar contra a candidatura própria do partido.

- Com o seu candidato, o PMDB poderia ganhar ou não as eleições, mas se consolidaria como grande partido - afirmou.



15/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


REQUIÃO: PMDB VAI TER CANDIDATO PRÓPRIO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Mão Santa defende candidato próprio do PMDB à Presidência da República

Simon afirma que PMDB terá candidato próprio ao Planalto e contesta colunista

Simon diz que PMDB terá candidato à presidência

PEDRO SIMON QUER CANDIDATO DO PMDB À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Para Simon, somente parte do PMDB está satisfeita com a última decisão do TSE sobre verticalização