Ricardo Ferraço defende acordo do Senado sobre 'royalties' do Pré-Sal



Em pronunciamento nesta terça-feira (30), o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) defendeu um esforço do Senado para um acordo na questão da distribuição dos royalties oriundos da exploração de petróleo na camada do Pré-Sal. No dia 16 de setembro, o Congresso deve ser apreciar o veto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à emenda que propôs a divisão igualitária dos royalties entre os todos estados brasileiros.

Segundo o senador, a emenda não considerou os impactos da extração do petróleo nos estados produtores e foi feita ao arrepio da lei, de maneira inconstitucional, rompendo contratos já em andamento. Ricardo Ferraço, no entanto, disse ter confiança na responsabilidade dos parlamentares.

- A minha expectativa é de que nos próximos dias, nós possamos intensificar ainda mais [as discussões], possamos estar ainda mais debruçados neste tema, que não pode continuar dividindo o país entre estados produtores e não produtores - afirmou o senador, que anunciou a realização, na quarta-feira (31) de reunião com os governadores dos estados produtores no Senado.

Ricardo Ferraço concluiu chamando a atenção dos senadores para a necessidade de uma distribuição equilibrada, que contemple o conjunto dos estados brasileiros, mas com respeito aos impactos sofridos pelos produtores com a extração.



30/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ricardo Ferraço defende proposta de Dornelles para distribuição de 'royalties' do pré-sal

Ricardo Ferraço defende participação especial de estados e municípios produtores na distribuição de 'royalties' do petróleo

Ricardo Ferraço pede reflexão sobre disputa pelos recursos dos 'royalties' do petróleo

Ricardo Ferraço critica advogado-geral da União por mudar posição sobre royalties

Ricardo Ferraço critica decisão da Câmara sobre 'royalties' e pede que Dilma vete

Ricardo Ferraço e Humberto Costa apoiam adiamento de decisão sobre 'royalties' para 2012