Ricardo Santos apela ao Banco Central por cafeicultores de seu estado



O senador Ricardo Santos (PSDB-ES) fez nesta terça-feira (3) um apelo aos ministros da área econômica, especialmente ao Banco Central (BC), para que seja modificada resolução do BC editada no mês passado. Pela resolução, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi autorizada a efetuar contratos de opção de venda de café para a safra 2001/2002 conforme classificação que não enquadra a maioria dos produtores do Espírito Santo e da Zona da Mata mineira.

Os contratos permitem que o cafeicultor e as suas cooperativas vendam café para a Conab, mas são admitidos pelo BC apenas o café arábica, tipo 6, e café robusta, tipo 6. Os produtores rurais do Espírito Santo e da Zona da Mata mineira, que produzem café arábica, tipo 7, e café robusta, tipo 7/8, foram excluídos das operações de venda para a Conab.

O senador disse que o pleito dos produtores é justo e, caso prevaleça a atual redação da resolução, mais de 70% dos cafeicultores do Espírito Santo serão alijados de um mecanismo que funciona como uma espécie de garantia de preço mínimo. Para Ricardo Santos, a mudança na resolução pode amenizar a atual crise do café, pois os contratos de venda da Conab poderão retirar cerca de 6 milhões de sacas de café do mercado.



03/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


BB deixou de assinar novos contratos com cafeicultores do ES, diz Ricardo Santos

Ricardo Santos pede liberação do crédito de custeio para cafeicultores

Ricardo Ferraço rebate afirmações de perda de autonomia pelo Banco Central

Banco Modal infringe regra do Banco Central e AGU assegura multa de R$ 16 milhões

CCJ quer ouvir presidentes do Banco Central e da Caixa sobre problemas no Banco Panamericano

Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Banco Morada