Roberto Cavalcanti defende isenção de IR para aposentados diabéticos



O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) anunciou da tribuna, nesta segunda-feira (8), ter apresentado um projeto de lei (PLS 242/09) segundo o qual os aposentados diabéticos ficam isentos de pagamento de imposto de renda (IR). O PLS inclui o diabetes mellitus entre as doenças que determinam a isenção do IR quando os proventos resultam de aposentadoria. Ele afirmou que sua iniciativa busca dar tratamento isonômico ao tratamento que já é dado, desde 1988, a outras enfermidades, como a cardiopatia grave, o Mal de Parkinson, a hanseníase, entre outras.

- O diabetes mellitus é uma enfermidade devastadora, atingindo, atualmente, cerca de duzentas e cinquenta milhões de pessoas no mundo inteiro, o que significa seis por cento da população. No Brasil, vinte e dois milhões padecem desta doença crônica cerca de 12 % da população, o que é o dobro da média mundial - explicou o senador.

Roberto Cavalcanti afirmou que em sua proposta se configura uma questão concreta de justiça. Isso porque sua aprovação poderá assegurar aos aposentados a compra de medicamentos indispensáveis à integridade e à vida dessas pessoas.



08/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti defende isenção tributária para veículos movidos a energia limpa

Roberto Cavalcanti defende projeto que transfere feriados para as segundas-feiras

Roberto Cavalcanti defende o aperfeiçoamento das regras para expansão da banda larga no país

Roberto Cavalcanti defende investimentos em educação

Roberto Cavalcanti defende investimento privado nos portos

Roberto Cavalcanti defende atuação brasileira na Amazônia