Romero Jucá diz que governo apóia convocação dos funcionários que vazaram dossiê



O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), sustentou, nesta segunda-feira (12), que não há nenhuma restrição à convocação do secretário de Controle Interno da Casa Civil, José Aparecido Nunes Pires, e de André Eduardo da Silva Fernandes, assessor do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), para prestar depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Cartões Corporativos .

- O governo apóia a convocação dos dois para saber o que efetivamente aconteceu. O governo não teme nada. Antes, quer ver todos os fatos esclarecidos - disse Romero Jucá, referindo-se à troca de e-mails entre Aparecido e Fernandes, por meio da qual o primeiro teria vazado para o segundo informações sobre gastos com cartões corporativos durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

A utilização do anexo de uma mensagem para encaminhar o que vem sendo chamado de "dossiê FHC" foi detectada em investigação da Polícia Federal. Aparecido e Fernandes são amigos de longa data e, nos e-mails divulgados pela imprensa, aparecem falando sobre assuntos pessoais. Uma das mensagens, no entanto, contém um arquivo anexado, cujo conteúdo foi repassado à imprensa.

Enquanto a oposição acusa o governo de montar um dossiê para desmoralizar Fernando Henrique, e por tabela, as denúncias de gastos corporativos irregulares contra a gestão Luiz Inácio Lula da Silva, o governo acusa Alvaro Dias de divulgar dados que teriam como destino apenas e tão somente o Tribunal de Contas da União (TCU).

Nos últimos dias, a imprensa tem noticiado o temor do governo de que Aparecido viesse a fornecer à CPI Mista informações comprometedoras sobre a questão dos cartões corporativos. O próprio Aparecido teria confidenciado a algumas fontes a disposição de falar tudo o que sabe para não restar como um "bode expiatório", já que a ordem de montagem do suposto dossiê teria partido da secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Alves Guerra, braço-direito da ministra-chefe do órgão, Dilma Rousseff.



12/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Romero Jucá quer evitar convocação de Dilma para falar sobre dossiê

ROMERO JUCÁ APOIA PROJETO DE LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS

Romero Jucá confirma que vai reapresentar requerimento para anular convocação de Dilma

Jucá apresentará novo requerimento com o objetivo de anular convocação de Dilma para falar sobre dossiê

Romero Jucá é o novo líder do governo

ROMERO JUCÁ ELOGIA A REFORMA AGRÁRIA DO GOVERNO