Rosalba participa de eventos no RN e defende interiorização de investimentos



Depois de visitar, durante o último final de semana, a quinta edição do Festival de Inverno de Cerro Corá, a 4ª Feira de Negócios do Vale do Açu e a Vaquejada de Angicos, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) defendeu a interiorização dos investimentos para que o país não assista apenas ao desenvolvimento nos grandes centros. Ela salientou que se os pequenos municípios não oferecerem oportunidade de emprego e renda para seus habitantes, o êxodo para as cidades maiores continuará a acontecer indefinidamente.

No sábado (26), em pleno semi-árido nordestino, na Serra de Santana, em Cerro Corá, Rosalba Ciarlini assistiu manifestações culturais protagonizadas por artistas da região, aproveitou o clima ameno e experimentou iguarias de um festival gastronômico. No domingo (27), em Angicos, a senadora potiguar acompanhou a vaquejada do município e testemunhou o esforço de dezenas de vendedores ambulantes que aproveitaram o evento para melhorar a renda familiar.

Ainda no domingo, Rosalba Ciarlini participou da feira de negócios do Vale do Açu, evento que reuniu mais de uma centena de expositores que apresentaram as potencialidades da indústria, comércio, serviços, turismo, agronegócio e artesanato local. Ela lembrou que aquela região é grande fabricante de cerâmica vermelha, mas que as olarias ainda utilizam madeira como combustível.

- O uso da madeira nos fornos para produzir a cerâmica amplia a desertificação e traz graves problemas para o meio ambiente. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destina recursos para gasodutos, mas nenhum deles para levar gás até o Vale do Açu. O Rio Grande do Norte tem o gás e assiste todos os dias essa riqueza ser levada para outros estados e não beneficiar as cerâmicas e as indústrias do estado - lamentou Rosalba Ciarlini.

Em aparte, o senador José Agripino (DEM-RN) registrou que além do gás retirado no Rio Grande do Norte estar sendo levado, através do Gasoduto do Nordeste (Gasene) para outros estados, os potiguares também perderam de sediar um pólo de resina de PVC. Agripino também pediu explicações ao Ministério da Fazenda sobre a liberação de recursos para obras de esgotamento sanitário na capital potiguar, Natal.



28/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rosalba Ciarlini defende investimentos em pré-escola

Rosalba defende ampliação dos investimentos em creches e pré-escolas

TEBET DEFENDE INTERIORIZAÇÃO DE PROGRAMAS DO GOVERNO

Diretor do TCU defende 'interiorização' da Defensoria Pública

Mozarildo homenageia médicos e defende interiorização da saúde

Tebet defende pacto pela interiorização do Brasil