Salvamento da Varig deve incluir revisão dos tributos pagos pela aviação comercial, diz Simon
O fortalecimento da Varig e a revisão da atual política para o setor de aviação comercial no Brasil foram defendidos pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) em discurso proferido nesta segunda-feira (19). Ele pediu que o governo reflita sobre a questão tributária que distorce a capacidade de concorrência da empresa no plano internacional. Enquanto no Brasil o setor de aviação paga 36% em tributos, na Europa essa carga é cerca de 16% e nos Estados Unidos de apenas 7%, segundo Simon.
O senador leu carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, elaborada no último dia 12 de maio por vários ex-governadores do Rio Grande do Sul, em uma reunião histórica com o atual governador, Germano Rigotto, pedindo a preservação e o fortalecimento da Varig.
Simon resumiu a história da empresa, sua importância para a aviação brasileira e internacional, e exemplificou algumas providências que a direção da Varig tomou para enfrentar a crise, como a redução do seu quadro de pessoal de 15 mil para 12 mil empregados a partir de 1993. Destacou que a participação dos funcionários na Fundação Rubem Berta foi considerada modelo a ser seguido e discutido em privatizações de estatais, como a Vale do Rio Doce.
Ele localizou o início da crise da Varig no governo Collor, que abriu as linhas internacionais para outras empresas locais e estimulou a atuação de companhias aéreas estrangeiras. Essa avaliação foi compartilhada pelo senador Roberto Saturnino (PT-RJ). -É preciso salvar a Varig, impondo certas condições-, afirmou.
As negociações para a fusão com a TAM, segundo o senador Paulo Paim (PT-RS), não podem acarretar prejuízo para a Varig. Paim mostrou-se preocupado com a possibilidade de a Varig, que possui o maior patrimônio, acabar ficando com a menor participação acionária na nova empresa, -com prejuízo enorme para os funcionários da companhia- gaúcha. No entanto, ele disse acreditar no empenho do governo para que seja encontrada uma solução satisfatória para as duas empresas.
19/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Simon diz que "história ainda deve explicação sobre a Varig"
Simon pede ao governo que pague o que deve à Varig para evitar falência
Para reduzir custos e preservar o meio ambiente, senador defende uso de álcool e biodiesel pela aviação comercial
Simon diz que, se governo se omitir, Lula será responsabilizado pela "morte da Varig"
Quintanilha será relator do projeto que garante ao consumidor informações sobre tributos pagos
JOSÉ ALVES PEDE REVISÃO DE TRIBUTOS DO SETOR AGRÍCOLA