Samper pede criação de grupo de apoio à libertação de Ingrid



O ex-presidente colombiano Ernesto Samper pediu que o Brasil componha um "bloco humanitário", juntamente com Venezuela e Cuba, para auxiliar na libertação da ex-senadora Ingrid Betancourt e de todos os demais reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Samper esteve na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), nesta quinta-feira (10), juntamente com a senadora Viviane Morales.

Na opinião do ex-presidente, o "único caminho internacional" que facilitaria a negociação para a libertação de Ingrid seria a participação, no processo, do presidente da Venezuela, Hugo Chávez - que já obteve a libertação de seis reféns das Farc. Por isso, ele sugeriu que o bloco a ser composto igualmente por Brasil e Cuba tenha o apoio de Chávez na negociação.

Ao responder a pergunta do senador Romeu Tuma (PTB-SP), Samper disse que as Farc resistem em liberar Ingrid porque ela seria seu "mais valioso" trunfo político - pelo apoio manifestado à ex-senadora pelo governo da França e pela União Européia. Ele se opôs à idéia de um resgate militar, que, na sua opinião, levaria à morte de Ingrid e de 35 outros reféns em poder das Farc.

Na presidência da reunião, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) disse estar de acordo com a idéia de participação do Brasil no processo de libertação dos reféns. Mas ressalvou que essa participação não poderia ocorrer "sob a liderança" de Hugo Chávez. Ele recordou que existem resistências ao presidente da Venezuela no meio político brasileiro.

A senadora Viviane Morales considerou uma "grata coincidência" que a visita tenha ocorrido no mesmo momento em que a comissão debatia requerimento apresentado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), por meio do qual se pedia a criação de um Dia Mundial de Solidariedade Parlamentar pela vida da ex-senadora Ingrid Betancourt. Ela disse ter começado sua vida política juntamente com a atual refém das Farc e agradeceu o esforço dos senadores brasileiros pela sua libertação.

- Esta é uma luta pela humanidade e pela dignidade da vida - disse Viviane Morales.

A CRE aprovou também requerimento apresentado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP) para a realização de audiência pública com a presença do ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger. Entre os possíveis temas da audiência, citou os Projetos Amazônia e Tecnologia para Muitos.



10/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE pede imediata libertação de Ingrid Betancourt

Valter Pereira pede empenho de governantes mundiais na libertação de Ingrid Betancourt pelas Farc

Kátia Abreu apela pela libertação de Ingrid Betancourt

Suplicy se oferece para negociar com as Farc libertação de Ingrid Betancourt

CDH e CRE aprovam criação de Dia Mundial de Solidariedade por Ingrid Betancourt

Suplicy pede criação de grupo para implantar a renda básica de cidadania