SANTOS DEFENDE VIABILIZAÇÃO DE PROGRAMA DE COOPERATIVAS



O Programa de Revitalização de Cooperativas Agropecuárias (Recoop), lançado para resolver os problemas financeiros e de gestão do setor, está enfrentando uma série de obstáculos em sua implementação, dentre eles a baixa adesão do sistema financeiro, afirmou nesta quinta-feira (dia 9), no Plenário, o senador Ricardo Santos (PSDB-ES).

Com a baixa adesão do sistema financeiro ao programa - a exemplo do Banco do Nordeste e dos bancos privados -, as exigências de garantia são desproporcionais ao valor do financiamento requerido pelas cooperativas, às quais ainda é exigida prévia capitalização, disse o senador.

Há ainda outro obstáculo à implementação do Recoop, segundo Ricardo Santos: os agentes financeiros têm renegociado as dívidas das cooperativas pelo prazo de cinco anos, quando as normas do Recoop prevêem um prazo de 15 anos. Assim, com recursos da ordem de R$ 2,1 bilhões, dois anos após o lançamento do programa, 11 meses após a aprovação dos projetos pelo Comitê Executivo e seis meses após a instalação do Comitê de Implementação do Recoop, apenas R$ 114,12 milhões foram contratados, observou.

O Comitê Executivo do Recoop, por sua vez, tem usado de excessivo rigor técnico para enquadrar as cooperativas agropecuárias no programa, apontou o senador.

- Aprovou 439 cartas-consulta encaminhadas previamente por 651 cooperativas, excluindo, portanto, 212 cooperativas da possibilidade de enquadramento no programa. Encaminhados os projetos, apenas 322 foram aprovados e submetidos aos agentes financeiros - afirmou, observando que as cooperativas enfrentaram outra série de entraves à contratação de seus projetos. Em julho de 1999, dos 322 projetos aprovados pelo Comitê, apenas 80 foram contratados, a maioria deles referentes a alongamento de dívidas.

- O volume de recursos deferidos para o alongamento de dívidas é superior aos recursos novos alocados pelo programa, sendo estes últimos fundamentais para uma efetiva revitalização das cooperativas agropecuárias - disse o senador.

O senador Osmar Dias (PSDB-PR) aparteou Ricardo Santos para registrar que concorda integralmente com a análise dos entraves que impedem a efetiva implementação do Recoop.

09/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ricardo Santos pede reestruturação do Programa de Revitalização das Cooperativas Agropecuárias

Ricardo Santos defende inclusão de usinas capixabas no Programa de Co-geração de Eletricidade

Ricardo Santos propõe o fortalecimento das cooperativas de leite para reverter dificuldades do setor

Garibaldi apela ao governo federal por viabilização do Proágua

IRIS APOIA PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS

HOLLANDA DEFENDE COOPERATIVAS