Sarney abre reunião que elegerá seu sucessor



O presidente do Senado, José Sarney, abriu a reunião destinada à eleição de seu sucessor, que comandará a Casa durante o biênio 2013-2014. Se prevalecer o quadro definido até quinta-feira, o embate se dará entre os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Pedro Taques (PDT-MT).

O nome do novo presidente será decidido por maioria simples de votos, sendo necessária a presença da maioria absoluta dos senadores, ou seja, 41 dos 81 parlamentares.

Ao fim desta quinta-feira (31), com a presença de Sarney, o PMDB anunciou que Renan seria o candidato da legenda que tem posição majoritária na Casa, com bancada de 20 integrantes. Ele já presidiu a Casa entre 2005 e 2007.

O outro candidato, Pedro Taques, cujo partido possui apenas cinco cadeiras, entrou na disputa com o apoio do PSDB (11 senadores) e de Randolfe Rodrigues ((PSOL-AP), único membro do partido, que retirou sua candidatura no dia anterior em favor do colega. O senador conta ainda com o apoio da bancada do PSB (4 cadeiras) e vem conversando com nomes de outros partidos, como o DEM.

Renan ainda não se pronunciou sobre sua plataforma de trabalho para o biênio, enquanto Taques se apresenta com uma proposta de “restauração do Legislativo”. Diz que sua candidatura não é de oposição, fazendo parte do “jogo democrático”, em favor do “debate de ideias” no Senado.

Para dar início à eleição, é necessária a presença de 41 senadores em Plenário. Ao longo do processo de votação, não há possibilidade de discursos ou apartes, a não ser para intervenções relacionadas ao assunto ou para que os próprios candidatos defendam suas candidaturas.

Eleição da Mesa

Encerrada a votação e declarado o vencedor, o novo presidente deve convocar a segunda reunião preparatória, destinada a eleger os demais membros da Mesa do Senado.

Além do presidente, integram a mesa os 1º e 2º vice-presidentes e ainda os 1º, 2º, 3º e 4º secretários. A Mesa do Senado é responsável pela condução de toda a atividade política e legislativa da Casa. Seus integrantes também integram a Comissão Diretora, a quem cabe a administração do Senado.



01/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do TST convida Sarney para posse do sucessor

À espera do sucessor

FHC corta Orçamento do sucessor

Sucessor de Barbalho será definido hoje

Paquistão já discute com Blair sucessor do Taleban

FHC cobra empenho do governo para fazer sucessor