Sarney autografa coletânea de crônicas sobre o Brasil
Na livraria Travessa, situada no Centro Cultural Banco do Brasil, o presidente do Senado, José Sarney, autografou na noite desta terça-feira (11) Crônicas do Brasil Contemporâneo, coletânea de ensaios publicados na Folha de S. Paulo para a imprensa no período entre 1998 e 2002. Lançada pela Girafa Editora, a obra, em dois volumes, atesta a aptidão de Sarney para manter-se entre a política e a literatura.
Os textos sintetizam comentários sobre a história recente do país, com análises sobre os últimos fatos que mudaram o mundo. Citando Machado de Assis, Sarney diz que "o que se escreve em jornal e não se publica em livro tende a desaparecer". Essa é a razão para o lançamento de Crônicas do Brasil Contemporâneo, que o presidente do Senado diz ser ao mesmo tempo "literatura e jornalismo".
- É evidente que se pode fazer literatura através do jornalismo. É a história escrita do cotidiano. As crônicas são um instrumento para se fazer literatura. Ao mesmo tempo, com essa coletânea, acho que vamos ter uma visão da história contemporânea, dos fatos que aconteceram durante certo período de tempo.
Na avaliação de Sarney, os artigos reunidos nesses dois volumes revelam a visão ampla de um homem que viveu a política brasileira durante 50 anos. Em sua opinião, esses artigos são um subsídio para quem acompanha o cotidiano do país, as mudanças históricas recentes e deseja conhecer a visão de um homem que, em meio século de política, viveu esses acontecimentos e não deixou de analisar a história.
Os dois livros, que contemplam o período do segundo mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, devem ser sucedidos por outras três coletâneas das crônicas de Sarney, publicadas na imprensa desde 1983. Pela mesma Girafa Editora será brevemente publicado seu romance Saraminda, em edição popular. E, no próximo ano, Sarney deverá lançar Testamento para Roseana, seu livro de memórias.
11/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney autografa coletânea de crônicas sobre o Brasil
Cyl Gallindo autografa coletânea no estande do Senado
Sarney lança "Crônicas do Brasil Contemporâneo"
Sarney autografa livros na Biblioteca do Senado Federal
Sarney lança livro de poesias e de crônicas políticas
Ex-Miss Brasil autografa livro no estande do Senado