Sarney diz que Lula anunciará a convocação do Congresso nesta quarta



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reunirá os líderes partidários nesta quarta-feira (25), às 10h, no Palácio do Planalto, para anunciar a convocação extraordinária do Congresso Nacional e a lista de matérias que submeterá a votação. Sarney deu a informação ao retornar, com o presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha, de almoço com o presidente da República, no Palácio da Alvorada.

O presidente do Senado disse que, embora ele e João Paulo Cunha estivessem dispostos a fazer a convocação, a preocupação do presidente Lula com a aprovação das reformas tributária e previdenciária o levaram a tomar a iniciativa.

- O presidente, preocupado com as reformas, disse que é essencial que o Congresso esteja reunido no mês de julho, para que não perca tempo nessas votações - disse o senador.

Indagado sobre os outros itens que o presidente da República colocará na pauta, Sarney disse que isso não foi discutido, mas reconheceu que a reforma do Judiciário, texto que há alguns anos aguarda votação no Senado, deverá entrar na pauta, -até por que é da maior importância para o país-.

Questionado sobre o funcionamento da CPI do Banestado no período de convocação extraordinária, Sarney explicou que, se o Congresso vai funcionar, é tradição que sejam incluídas na pauta todas as matérias que estão em tramitação.

O deputado João Paulo Cunha foi questionado pelos jornalistas sobre o fato de ter faltado quórum para votação nas duas últimas sessões plenárias da Câmara. Ele disse que o fato de não ter havido número suficiente de deputados não prejudicou em nada a tramitação das reformas, visto que já estava prorrogado o prazo de apresentação de emendas a esses textos. Ele também informou que, a partir de agora, os partidos da base do governo estão montando um rodízio para assegurar quórum em todas as sessões.



24/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


PSDB anunciará em Plenário decisão sobre Sarney

Sarney acha cedo para falar em convocação do Congresso

Líderes estudam convocação de nova sessão do Congresso para quarta

NOVA CONVOCAÇÃO COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA

Convocação de Palocci deve ser votada nesta quarta na Comissão de Orçamento

Ideli pede a Sarney convocação do Congresso para apreciar vetos de FHC ao Plano de Educação