SEBASTIÃO ROCHA QUER GARANTIR MAIS DIREITOS AO USUÁRIO DE PLANO DE SAÚDE



O relatório do senador Sebastião Rocha (PDT-AP) sobre o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto de lei do Senado que trata de seguros e planos de saúde terá a discussão iniciada nesta quarta-feira (dia 19) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O parecer é contrário a 12 dispositivos da proposição e suprime parcialmente outros 12, já que, pelo Regimento, a Casa não pode alterar livremente o substitutivo, cabendo-lhe apenas rejeitá-lo, aprová-lo ou promover supressões.

Uma das mudanças propostas por Sebastião Rocha visa a assegurar que os planos de saúde forneçam medicamentos importados e para tratamento ambulatorial ou domiciliar, e próteses, bem como a realização detransplante de órgãos. O relatório também suprime o prazo de dois anos para a cobertura de doenças preexistentes ao contrato.

O parecer pretende garantir carência máxima de seis meses para todos os procedimentos, inclusive partos (no substitutivo da Câmara o prazo é de 10 meses, nesse caso). Também acaba com o limite de idade para a cobertura de despesas do acompanhante na internação hospitalar, pois, segundo o senador, os pacientes idosos e graves precisam tanto de companhia tanto quanto os menores de 18 anos.

O relatório de Sebastião Rocha exclui a possibilidade de empresas estrangeiras participarem dos planos e seguros assistenciais de saúde. Ele argumenta que o capital estrangeiro produziria um processo de cartelização do sistema ao invés de concorrência eficaz para baixar custos.

O texto do relator suprime a exclusão de procedimentos de alta complexidade nas internações hospitalares dos beneficiários dos planos de saúde, que são obrigados ainda a cobertura no atendimento de qualquer caso de urgência. A proposta também acaba com o prazo de carência para atendimentos de urgência e emergência.



14/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ROCHA QUER GARANTIR DIREITOS DOS QUE NÃO PODEM PAGAR PLANOS DE SAÚDE CAROS

SEBASTIÃO ROCHA QUER ANALISAR PLANILHAS DE PLANOS DE SAÚDE

SEBASTIÃO ROCHA QUER DISCUTIR PROPOSTA COM MINISTRO DA SAÚDE

SEBASTIÃO ROCHA QUER NOVAS AUDIÊNCIAS PARA DISCUTIR PLANOS E SEGUROS DE SAÚDE

SERRA QUER GARANTIR PLANO DE SAÚDE DO DESEMPREGADO

SEBASTIÃO ROCHA: OBJETIVO DO GOVERNO É TIRAR DIREITOS DOS APOSENTADOS