Seminário vai debater desafios do federalismo brasileiro
Para discutir os problemas na divisão de competências entre União, estados e municípios e identificar maneiras de superar os conflitos existentes, o Senado Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) promovem, nos dias 18 e 19 de outubro, o seminário Desafios do Federalismo.
Na palestra de abertura, o professor Fernando Resende, da Fundação Getúlio Vargas, destacará os principais desafios enfrentados pelo país após 123 anos de República Federativa.
Nos dois dias, serão realizadas quatro mesas, que irão tratar da construção do federalismo brasileiro e discutir a relação das unidades da Federação nas dimensões política, econômico-fiscal e institucional/gerencial. O objetivo é identificar formas para superar os obstáculos gerados pelos conflitos federativos que dificultam o desenvolvimento do país.
Os senadores Francisco Dornelles (PP-RJ), Armando Monteiro (PTB-PE), Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e Ana Amélia (PP-RS) coordenarão os trabalhos de cada mesa de debates, ao lado dos secretários de Fazenda de seus estados.
Para cada tema, haverá três expositores, entre acadêmicos e especialistas do BID e do Senado, e dois moderadores, sendo um jornalista e um consultor legislativo. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fará a palestra de encerramento.
O seminário será realizado no auditório do Interlegis e será aberto pela diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, pelo consultor-geral do Senado, Paulo Mohn, e pelo economista fiscal do BID, Luiz Villela.
Veja a programação completa do evento aqui.
11/10/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Começa segundo dia do seminário Desafios do Federalismo Brasileiro
Seminário discute crise do federalismo brasileiro
CAE faz seminário sobre a crise no federalismo brasileiro
Seminário debate desafios para o desenvolvimento brasileiro
Lembo abre seminário “As Novas Fronteiras do Federalismo”
Maciel analisa diferenças entre federalismo brasileiro e norte-americano