SENADO APRECIARÁ PROJETO QUE PERMITE DEMISSÃO POR INSUFICIÊNCIA DE DESEMPENHO



Dentre as matérias relativas à reforma administrativa constantes na pauta da convocação extraordinária do Congresso Nacional inclui-se o projeto que disciplina a perda do cargo por insuficiência de desempenho do servidor público estável. Aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto poderá ser votado pelo Senado Federal.
As novas normas serão aplicadas aos servidores públicos estáveis da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos poderes da União, dos estado, do Distrito Federal e dos municípios. O projeto estabelece também a aplicação de avaliações anuais de desempenho e obriga o órgão ou entidade a dar conhecimento prévio aos servidores dos critérios, das normas e dos padrões a serem utilizados para a avaliação.
A avaliação de desempenho, de acordo com o projeto, deve obedecer critérios como o cumprimento das normas de procedimento e de conduta no desempenho das atribuições do cargo, produtividade no trabalho, assiduidade, pontualidade e disciplina. A avaliação poderá indicar as medidas de correção necessárias, especialmente na área de capacitação ou treinamento do servidor avaliado.
A demissão só poderá ocorrer mediante processo administrativo em que o servidor terá assegurado o contraditório e ampla defesa, além de recurso hierárquico especial com efeito suspensivo. A decisão teria prazo máximo de 30 dias a partir da data da notificação pessoal ou da publicação oficial, podendo ser prorrogado por motivo de força maior devidamente comprovado.

04/01/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO APRECIARÁ PROJETO QUE PERMITE DEMISSÃO POR INSUFICIÊNCIA DE DESEMPENHO

AMPLA DEFESA NAS DEMISSÕES POR INSUFICIÊNCIA DE DESEMPENHO

SENADO VOTA PROJETO QUE MUDA DEMISSÃO

CAS examina revogação de artigo da CLT que permite demissão de bancário inadimplente

CCJ ALTERA PROJETO QUE REGULAMENTA PERDA DE CARGO PÚBLICO POR INSUFICIÊNCIA

SENADO APRECIARÁ APERFEIÇOAMENTO DE PRECATÓRIOS