SENADO APRECIOU 209 MATÉRIAS DE FEVEREIRO A JUNHO



O Senadoapreciou um total de 209 matérias no primeiro semestre deste ano - de 17 de fevereiro a 30 de junho -, das quais 152 foram aprovadas. Apenas no mês junho, o plenário da Casa apreciou 41 matérias, estando entre as 34 aprovadas aemenda que instituiu a reeleição no Brasil, para presidente da República, governadores e prefeitos.

A emenda da reeleição foi votada em último turnono dia 4 de junho, com 79 dos 81 senadores presentes, sendo que 62 ficaram a favor e 14 contra, e foi promulgada no dia seguinte pelo Congresso Nacional. Conforme informações da Secretaria-Geral da Mesa, o trabalho do plenário do Senado no mês de junho registrou um total de 21 sessões realizadas: treze deliberativas ordinárias, sete não deliberativas, e uma especial.

No exercício de suas funções privativas, o Senado aprovou, nesses 30 dias, quatro acordos internacionais e quatro mensagens relativas a escolha de autoridades e designação de diplomatas para postos no exterior, além de 12 operações de crédito, incluindo uma de 100 milhões de dólares para o Pró-Rural 2000, programa que beneficiará 112 mil pequenos agricultores, e outra, de mais de 3 bilhões de reais, para permitir a privatização do Banerj.

Alguns projetos aprovados em junho visam facilitar a vida do cidadão, como o que manda abonar, sem prejuízo de recebimento do salário, a falta do empregado no dia em que prestar exame vestibular, ou o que determina a dispensa de cobrança de qualquer taxa para a expedição de certidão de nascimento, quando esta se destinar a tirar a Carteira de Trabalho.

O Senado encaminhou ao exame da Câmara quatro projetos aprovados pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em caráter terminativo. Um deles caracteriza a violência contra menores de 14 anos e pessoas consideradas alienadas ou débeis mentais como violência absoluta, e não violência relativa, de acordo com as definições contidas no Código Penal. Outro, estabelece seguro contra acidentes pessoais para participantes amadores ou profissionais de rodeios. Um terceiro prevê a divulgação em áudio e vídeo a divulgação do preço da participação, por telefone, em sorteios e serviços prestados ao consumidor. E, ainda, o projeto que inclui o Maranhão e o Piauí na área de atuação da Codevasf (Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco).

MATÉRIAS APRECIADAS EM JUNHO .................................41

Projetos aprovados e enviados à sanção ............................................4

Projetos aprovados e enviados à promulgação .................................19

Projetos aprovados e enviados à Câmara ...........................................7

Mensagens relativas a escolha de autoridades e diplomatas..............4

Total de matérias aprovadas ............................................................34

Matérias arquivadas e retiradas .........................................................7

MATÉRIAS APRECIADAS EM 1997.......................................209

Projetos aprovados e enviados à sanção ..........................................14

Projetos aprovados e enviados à promulgação .................................63

Projetos aprovados e enviados à Câmara .........................................54

Mensagens relativas a escolha de autoridades e diplomatas .............21

Total de matérias aprovadas ..........................................................152

Matérias arquivadas e retiradas........................................................57



01/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO APRECIOU 123 MATÉRIAS EM 98

SENADO APRECIOU 115 MATÉRIAS EM 98

SENADO APRECIOU 245 MATÉRIAS NO 1º SEMESTRE

SENADO APRECIOU 106 MATÉRIAS NESTE ANO

SENADO APRECIOU 101 MATÉRIAS NESTE ANO

SENADO APRECIOU 310 MATÉRIAS NO 1º SEMESTRE