SENADO APRECIOU 86 MATÉRIAS NESTE ANO



Com a votação de onze matérias durante esta semana (de 23 a 27 de março), sobe para 86 o número das proposições apreciadas pelo plenário do Senado desde o início deste ano. Destas, sete foram arquivadas e 79 aprovadas, inclusive as emendas à Constituição instituindo o Estatuto dos Militares e a Reforma Administrativa. Somente durante a convocação extraordinária (de 6 de janeiro a 13 de fevereiro) o Senado registrou um saldo de 55 matérias apreciadas, e 48 aprovadas.

Vários projetos de grande interesse foram votados na semana que passou, como o que prevê proteção oficial às testemunhas e vítimas de crimes, para resguardá-las de eventuais represálias e estimular a colaboração com a Justiça, que ainda será submetido a turno suplementar.

O Senado também votou alteração no Código Penal, criando mais quatro penalidades alternativas à prisão: indenização à vítima ou seus familiares, multas, recolhimento domiciliar e prestação de serviço a entidades públicas. O objetivo das modificações é evitar a superlotação das cadeias e penitenciárias e estimular a recuperação dos condenados por crimes leves.

Foi aprovada também a criação da Escola Superior do Ministério Público da União, destinada a oferecer cursos de aperfeiçoamento aos procuradores, promotores e defensores públicos.

MATÉRIAS APRECIADAS PELO SENADO

(de 6 de janeiro a 27 de março)

Projetos aprovados e enviados à sanção .............

18

Projetos aprovados e enviados à promulgação.....

45

Projetos aprovados eenviados à Câmara ...........

7

Escolha de autoridades e diplomatas ..................

6

Projeto aprovado em primeiro turno ..................

1

Emendas constitucionais aprovadas ....................

2

Total de matérias aprovadas ...........................

79

Projetos enviados ao Arquivo .............................

7

Total de matérias apreciadas ..........................

86

MUITA ATIVIDADE NAS COMISSÕES

DURANTE A SEMANA

Entre os projetos aprovados pelas comissões durante a última semana, estão o que estende o seguro-desemprego ao empregado doméstico e o que cria o Programa de Estímulo ao Primeiro Emprego visando amparar os menores, ambos apreciados pela CAS (Comissão de Assuntos Sociais).

A CAS e a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) convocaram, para a semana que vem, audiências públicas sobre a regulamentação dos planos de saúde, de modo a instruir a decisão sobre os pareceres que irão a plenário em seguida. Serão ouvidos os últimos ministros da Saúde - Adib Jatene e Carlos Albuquerque - e o novo, José Serra.

Já a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, entre outras matérias, as indicações dos novos embaixadores do Brasil na Noruega e Islândia - Luiz Felipe de Macedo Soares Guimarães - e na Jordânia, Sérgio Henrique Nabuco de Castro.



26/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO APRECIOU 101 MATÉRIAS NESTE ANO

SENADO JÁ APRECIOU 128 MATÉRIAS NESTE ANO

SENADO APRECIOU 86 MATÉRIAS NESTE ANO

SENADO JÁ APRECIOU 488 MATÉRIAS NESTE ANO

SENADO APRECIOU 123 MATÉRIAS EM 98

SENADO APRECIOU 115 MATÉRIAS EM 98