Senado aprova alterações no Código Tributário



O Senado aprovou o texto básico do substitutivo da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ao projeto de lei complementar (PLC 70/03) que modifica o Código Tributário (Lei 5.172/166). O projeto tem como objetivo tornar possíveis as alterações que a nova Lei de Falências, que também teve seu texto básico aprovado nesta quinta-feira (17), estabelecerá quando em vigor.

O texto básico do Código Tributário foi aprovado com 50 votos favoráveis e três contrários. A matéria constará da pauta da ordem do dia da próxima terça-feira (22) para votação em turno suplementar. Até lá poderão ser apresentadas emendas. As alterações propostas pelo relator da matéria na CCJ, senador Fernando Bezerra (PTB-RN), visam permitir que a indisponibilidade de bens do devedor, em processos de execução fiscal, não atinja todo o seu patrimônio, mas apenas o necessário para a garantia do pagamento do crédito tributário.

Outra modificação de Fernando Bezerra que consta no texto aprovado pelo Plenário tem o objetivo de evitar incongruência segundo a qual o sócio adquirente de empresa, na falência ou na recuperação judicial, não é tomado como suspeito, ao contrário do que está estabelecido para parente de sócio da sociedade falida ou em recuperação.



17/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova mudanças no Código Tributário

Plenário aprova alterações no Código de Processo Civil

Hartung defende alterações no sistema tributário nacional

Meio Ambiente vai propor vetos ao Código Florestal se Senado não fizer alterações no projeto

Arthur Virgílio quer alterações no projeto sobre regime tributário das ZPEs

Senado aprova regime tributário especial para indústria da defesa