SENADO APROVA AUMENTO NO LIMITE DE ENDIVIDAMENTO DE GOIÁS



O estado de Goiás poderá contrair empréstimo de cerca de R$ 29 milhões junto ao Eximbank do Japão para melhoria de sua malha rodoviária. A operação será possível devido ao aumento no limite de endividamento do estado, autorizado hoje (dia 7) pelo Senado. Os recursos destinam-se à aquisição de equipamentos para a manutenção das rodovias goianas, dentro do programa de Patrulha Mecanizada. O objetivo do projeto é dar suporte ao desenvolvimento sustentado do estado, fomentando o escoamento da produção agropecuária.

A resolução do Senado fixa condições para o empréstimo, obrigando o estado a apresentar como garantia bens e receitas oriundas do ICMS e do Fundo Constitucional de Participação dos Estados. A autorização é válida por 270 dias.

Na mesma sessão, o plenário aprovou a emissão de letras financeiras pelo estado do Paraná. Com a operação, o estado pretende rolar a sua dívida mobiliária, que vence no primeiro semestre de 1998. O relator da proposta, senador Vilson Kleinübing (PFL-SC), ressaltou que o refinanciamento não alcança o limite estadual de endividamento. Ele acrescentou que a relação entre dívida e receita do estado do Paraná é bem menor do que a média verificada para os demais estados. De acordo com o senador, a solicitação paranaense está amparada na Emenda Constitucional nº 3, que permite a emissão de títulos públicos pelos estados e municípios quando destinada ao refinanciamento de sua dívida atualizada.



07/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova aumento do limite de endividamento da Transpetro

SENADO VOTA LIMITE DO ENDIVIDAMENTO DE GOIÁS

CAE APROVA AUMENTO DO LIMITE DE ENDIVIDAMENTO DA PETROBRAS

CAE VOTA AUMENTO DO LIMITE DE ENDIVIDAMENTO DA PETROBRAS

Senado aprova aumento do limite de emissão de títulos brasileiros no exterior

Senado adia elevação do limite de endividamento da Petrobras