SENADO APROVA DEZESSETE MATÉRIAS NESTA SEMANA



Dezessete matérias foram aprovadas pelo Senado nesta semana (de 13 a 17 de outubro), entre elas, dois projetos agilizando o processo de reforma agrária, e um terceiro estabelecendo novas normas para o direito de resposta, em caso de matéria ofensiva divulgada pela imprensa. Já a proposta de emenda constitucional que determina o fim do segundo turno nas eleições de governadores e prefeitos continuará em discussão na próxima semana.

O projeto sobre direito de resposta, de autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR), ainda vai à apreciação da Câmara dos Deputados. Prevê multa correspondente a 1% do faturamento, caso a retificação não seja divulgada, e até o fechamento da empresa jornalística que não acatar decisão judicial determinando reparação.

O plenário aprovou também a indicação do nome do senador Valmir Campelo (PTB-DF) para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A indicação, feita pelas lideranças partidárias, será submetida à Câmara, de acordo com dispositivo constitucional que determina o preenchimento de seis vagas do TCU pelo Congresso Nacional.

Na segunda-feira (dia 13), a Mesa comunicou ao plenário que estava remetendo à Câmara onze projetos de lei de iniciativa de senadores, aprovados em caráter terminativo (sem necessidade de apreciação pelo plenário) pelas Comissões do Senado. Dois deles tratam de reforma agrária: o de autoria do senador Ramez Tebet (PMDB-MS), que autoriza o Incra a aceitar doações equivalentes a 10% do total de imóvel regularmente cadastrado, desde que sejam terras apropriadas à execução de atividades agrárias; e o projeto do senador Lauro Campos (PT-DF), que reduz, de três para dois anos, o prazo para que uma propriedade abandonada passe ao domínio dos Estados, e possa ser utilizada para fins de reforma agrária.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ)aprovou também substitutivo do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) a projeto de lei complementar do senador Esperidião Amin (PPB-SC) que cria o Fundo de Terras e da Reforma Agrária, para financiar programas de reordenação fundiária e de assentamento rural, com o propósito de facilitar a aquisição de terras e a implantação de infra-estrutura necessária à implantação de unidades agrícolas familiares. A matéria será examinada pelo plenário. 

MATÉRIAS APROVADAS PELO SENADO 

(de 13 a 17 de outubro de 1997)

Projetos aprovados e enviados à Câmara .............................14

Projetos aprovados e enviados à promulgação .......................3

Projeto arquivado ..................................................................1

Total...................................................................................18



16/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO APROVA TREZE.MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO APRECIOU 14 MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO VOTOU 11 MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO APRECIOU 15 MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO APRECIOU 27 MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO APRECIOU 13 MATÉRIAS NESTA SEMANA