Senado aprova em segundo turno a reforma tributária



O Senado aprovou em segundo turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 74, que institui a reforma tributária, com 64 votos favoráveis e apenas 5 contrários, praticamente repetindo o mesmo placar do primeiro turno. Os pontos que foram mantidos como vieram da Câmara dos Deputados, serão promulgados na sexta-feira (19) pela manhã, e as alterações feitas pelos senadores retornarão à Câmara, na forma de uma nova PEC.

Serão promulgados e entram em vigor as partes da reforma que garantem o equilíbrio fiscal do governo, como a prorrogação por mais quatro anos da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF); a desvinculação de 20% das receitas vinculadas do Orçamento Geral da União; a transferência de parte dos recursos da Contribuição Incidente sobre o Domínio Econômico (Cide) para estados e municípios; a criação do Fundo de Compensação para as perdas dos estados exportadores; e a imposição da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre os produtos importados com similar nacional e que pagam o tributo.

A Zona Franca de Manaus também fica prorrogada por mais dez anos. O restante da reforma será implantada até 2007, em mais duas etapas. Ao longo de 2004, o Conselho de Política Fazendária irá definir cinco alíquotas básicas para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em todo o país. O Senado irá ratificá-las por projeto de resolução, e a nova legislação entrará em vigor em 2005, assim como o Fundo de Desenvolvimento Regional. A partir daí, terminará a guerra fiscal, ou seja, os estados não poderão mais oferecer isenções para atrair indústrias e serviços. Ainda em 2004, será criado o Supersimples, e em 2005 o Cadastro Único de Contribuintes, que incluirá União, estados e municípios.

Será definido também um calendário ou um -gatilho- para reduzir progressivamente a CPMF dos atuais 0,38% até a alíquota de 0,08%, transformando o tributo em um recurso meramente fiscalizatório. Em 2007, será finalmente implantado o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), uma grande simplificação em todo o sistema. O IVA irá incorporar o ICMS, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre Serviços (ISS).





17/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova reforma tributária em primeiro turno

Reforma tributária terá votação em segundo turno nesta quarta-feira

CCJ aprova reforma tributária, que Mercadante quer votar nesta quinta-feira em primeiro turno

Será votada em segundo turno isenção tributária para cadernos escolares

Reforma da Previdência tem primeira sessão de discussão em segundo turno

Reforma tributária tem última sessão de discussão em primeiro turno