Senado aprova fim da prescrição retroativa
O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (24), o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 19/07, que altera o Código Penal e exclui a prescrição retroativa. A proposição faz parte do chamado pacote antiviolência, um conjunto de medidas cuja análise foi acelerada este ano, em razão da intensificação da violência no país e dos ataques do grupo Primeiro Comando da Capital (PCC) no início do ano. A proposição agora segue para a Comissão Diretora para a elaboração da redação final.
O relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Demóstenes Torres (PFL-GO), explica, em seu relatório, que a mudança é técnica, mas corrige um "gargalo da impunidade". Ele citou como exemplo o caso de um réu acusado por crime de roubo cuja pena de reclusão é de quatro a dez anos. Antes da sentença, a prescrição da pena é de 16 anos.
Se o juiz, ao sentenciar, fixar a pena em quatro anos, e o Ministério Público não apelar para aumentá-la, o prazo prescricional passa a ser de oito anos. Ocorrerá a chamada prescrição retroativa se, entre a data do crime e a data do recebimento da denúncia, ou entre tal recebimento e a sentença de primeiro grau, houver decorrido oito anos. Demóstenes acrescenta ainda que se o processo se alongar, o réu sequer será preso e "sairá livre antes mesmo do seu fim".
Os senadores também aprovaram emenda apresentada por Demóstenes Torres na CCJ determinando que "a prescrição, depois de transitar em julgado a sentença condenatória, regula-se pela pena aplicada, não podendo, em nenhuma hipótese, ter por termo inicial data anterior à da publicação da sentença ou acórdão".
Essa alteração no parágrafo 1º do artigo 110 do Código Penal evita que a prescrição retroativa continue a existir na fase de instrução processual (entre o recebimento da ação penal e a sentença de primeiro grau), o que ocorria na redação original vinda da Câmara dos Deputados. O projeto também aumenta de dois para três anos o prazo prescricional para os crimes cuja pena máxima prevista seja inferior a um ano.
24/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado projeto que acaba com a prescrição retroativa
CCJ APROVA PRAZO DE OITO ANOS PARA PRESCRIÇÃO DE AÇÃO DE TRABALHADOR RURAL
CCJ aprova proposta para uniformizar legislação sobre suspensão da prescrição das ações judiciais
SENADO VOTA NA QUARTA PRESCRIÇÃO DE AÇÕES RURAIS
SENADO VOTA NA QUARTA PRESCRIÇÃO DE AÇÕES TRABALHISTAS RURAIS
Ricardo Santos protesta contra cobrança retroativa nos terrenos de marinha