SENADO APROVA POR UNANIMIDADE PROJETO QUE PROÍBE INTERMEDIAÇÃO



O plenário do Senado aprovou hoje (dia 13), por unanimidade dos 72 senadores presentes,projeto de lei complementar que proíbe qualquer órgão público federal, estadual e municipal, incluindo empresas e fundações, de contratarqualquer empresa ou pessoa para "assessorar" ou intermediar a liberação de verbas públicas. O administrar que autorizar esse tipo de pagamento poderá ser processado por improbidade administrativa.

O projeto original foi apresentado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o relator, senador José Fogaça (PMDB-RS), propôs um substitutivo, alterando a proposta de projeto de lei ordinária para projeto de lei complementar.

Conforme Fogaça, a Constituição determina que qualquer norma de gestão financeira e patrimonial das administrações deve de ser feita por lei complementar, que exige aprovação da metade de todos os senadores. O projeto ainda terá uma votação suplementar, sendo encaminhado depois à Câmara dos Deputados.

Ao justificar o projeto, Eduardo Suplicy afirmou que recentemente o Senado tomou conhecimento de um contrato-padrão de uma empresa de "assessoria" para liberação de verbas federais, pelo qual ela ficaria com 30% do dinheiro obtido para qualquer município ou governo estadual.

Para José Fogaça, as empresas de intermediação abrem caminho para atos de corrupção, pois costumam pagar propinas a funcionários públicos para que eles ajudem a liberar verbas de orçamentos. Na semana passada, o Senado promoveu uma teleconferência, vista em 112 auditórios, em quase todos os estados, onde um especialista ensinou a milhares de prefeitos, vereadores e funcionários de legislativos os caminhos para se conseguir a liberação de verbas orçamentárias sem intermediação.



13/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO VOTA DIA 13 PROJETO QUE PROÍBE INTERMEDIAÇÃO DE VERBAS

PLENÁRIO DISCUTE PROJETO QUE PROÍBE SERVIÇO DE INTERMEDIAÇÃO

SENADO APROVA PROJETO DO NOVO CÓDIGO CIVIL POR UNANIMIDADE

Senado aprova projeto que proíbe fabricação e comércio de minas terrestres no país

Senado aprova por unanimidade obrigação de expor execução orçamentária na Internet

Senado aprova projeto que proíbe porte de arma e marca para 2005 referendo para proibição total