Senado aprova regulamentação das cooperativas de crédito



"Estamos aprovando um estatuto da maioridade do cooperativismo brasileiro", comparou o senador Gerson Camata (PMDB-ES), autor do projeto de Lei 293/99-Complementar, que regulamenta o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. Substitutivo da Câmara dos Deputados à essa proposição foi aprovado nesta terça-feira (24) pelo Plenário. O painel registrou 58 votos "sim" e uma abstenção. Porém, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) pediu a palavra após a divulgação do resultado para corrigir o resultado e dizer que seu voto também foi favorável à matéria.

O senador Osmar Dias (PDT-PR), relator da proposição, ressaltou que a aprovação do projeto permitirá que as cooperativas de crédito tenham acesso aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para repassar a um custo baixo aos seus associados. Os líderes do governo, Romero Jucá (PMDB-RR) e do PTB, Gim Argello (DF), pediram às suas bancadas o voto favorável à proposta do senador Camata.

Em nome do Democratas, o senador José Agripino (RN) opinou que o projeto criou uma espécie de Banco do Brasil das cooperativas à medida em que permitiu acesso ao crédito do Banco Central para ser emprestado aos cooperativados. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) previu que o fortalecimento das cooperativas de crédito permitirá que elas ofereçam taxas de juros menores, aumentando a competição com os grandes bancos.

Por sua vez, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse não conhecer um único brasileiro contrário ao sistema de cooperativas. Gilberto Goellner (DEM-MT) afirmou que o projeto representa a maturidade do sistema cooperativo nacional. Para o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), a proposta de Camata implica em uma maior autonomia para as cooperativas de crédito.

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) destacou que ao mesmo tempo em que o acesso ao crédito fica mais fácil, a aprovação do projeto aumenta a transparência, já que institui a fiscalização do Banco Central e dos próprios cooperativados. O senador Renato Casagrande (PSB-ES) declarou que a regulamentação das cooperativas de crédito é fundamental nesse momento de crise que atinge a economia mundial. Em nome do PT, o líder Aloizio Mercadante (SP) opinou que o projeto fortalece o sistema nacional de crédito e permitirá o aumento da concorrência, barateando os custos dos financiamentos.

- Hoje o Senado marca um tento da mais alta significação, no momento em que o cooperativismo se faz mais necessário do que em condições normais, já que estamos vivendo uma crise - justificou o senador Valter Pereira (PMDB-MS). O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) registrou que as cooperativas de crédito são mais saudáveis e possuem um potencial fiscalizador maior do que as instituições financeiras tradicionais.

O senador Marconi Perillo (PSDB-GO) sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que vete o parágrafo único do artigo 4º do substitutivo da Câmara, texto aprovado pelo Senado. Ele explicou que preferiu não apresentar emenda em Plenário para a matéria não ter que retornar para apreciação dos deputados. O texto que Perillo pediu que seja suprimido veda a participação da União, estados, Distrito Federal e municípios nas cooperativas de crédito. Líder do PMDB, o senador Renan Calheiros (AL) considerou oportuna a proposta de Perillo e comprometeu-se em levar a sugestão ao presidente Lula.

Já o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu a apreciação de projeto de sua autoria, o PLS 153/07, que tramita em conjunto com o PLS 3/07, de Osmar Dias, cujo relator é o senador Renato Casagrande. O tema é o Sistema Cooperativista Nacional. O senador Marco Maciel (DEM-PE) falou sobre a necessidade de a população brasileira desenvolver no seu seio um sentimento associativista. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) avaliou que o projeto aprovado pelo Senado impulsionará as cooperativas de crédito e, consequentemente, permitirá a geração de emprego e renda.



24/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE aprova regulamentação das cooperativas de crédito

Senado aprova regulamentação do sistema nacional de crédito cooperativo

SENADO APROVA CRIAÇÃO DE COOPERATIVAS PARA INSERIR DEFICIENTES MENTAIS NO MERCADO

Sancionada regulamentação para cooperativas de trabalho

Jonas Pinheiro propõe regulamentação de cooperativas de trabalho

SENADO APROVA REGULAMENTAÇÃO DE PROFISSÃO