Senado começa a discutir Código de Ética



O Conselho de Ética deu nesta terça-feira (14) o primeiro passo para a implantação de um Código de Ética do Senado Federal. O senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS), presidente do conselho, apresentou um anteprojeto de código para a análise dos senadores, que terão até o dia 7 de junho para apresentar sugestões. Depois disso será nomeado um relator para o projeto.

O Código de Ética conterá os princípios e as regras básicas de decoro que devem orientar a conduta dos senadores. O texto elaborado por Juvêncio restringe os atos a serem investigados àqueles praticados no exercício do mandato. A idéia é resolver o principal questionamento surgido durante o último processo analisado pelo conselho e que resultou na renúncia do ex-senador Jader Barbalho. Naquela ocasião, a defesa de Jader alegou que os fatos investigados - um suporto desvio de recursos da extinta Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) - teriam ocorrido antes do início do mandato em 1995.

- A virtude maior deste texto é clarear as áreas de penumbra e especificar com clareza as condições materiais para que o senador seja processado e até mesmo seja pedida a sua cassação - assegurou o presidente do conselho.

Outra novidade é a especificação de quem possui competência para apresentar representação contra senador. Juvêncio optou por seguir o disposto no artigo 55 da Constituição, ou seja, atribuiu a competência de representar contra senadores à Comissão Diretora do Senado ou a partido político com assento no Congresso Nacional. "É preciso que se atente ao procedimento constitucional", frisou.

O anteprojeto de Código de Ética estabelece as penas a que estariam sujeitos os senadores: advertência, censura verbal ou escrita, suspensão das prerrogativas regimentais, suspensão do mandato e perda do mandato.



14/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado começa a discutir código de conduta para os seus servidores

Proposta de Código de Ética começa a ser analisada pelo Parlamento do Mercosul

Comissão começa a discutir novo Código Penal no dia 14

PLENÁRIO COMEÇA A DISCUTIR NOVO CÓDIGO CIVIL NO DOMINGO

Senado poderá ter novo Código de Ética em 2003

Previdência: a reforma que o Senado começa a discutir