Senado continua discussão das PECs sobre imunidade, ICMS de combustíveis e taxa de iluminação



Transcorreu nesta segunda-feira (17) o quarto dia de discussão das três propostas de emenda à Constituição (PECs) em regime especial de tramitação. Elas tratam das restrições à imunidade parlamentar; da permissão da cobrança de ICMS de petróleo, derivados e energia, pelos estados produtores; e da instituição da taxa de iluminação pública pelos municípios.

O regime especial foi decidido pelo plenário, ao aprovar requerimento permitindo que mais de uma sessão de discussão seja realizada no mesmo dia, para que as PECs possam ser aprovadas ainda este ano. A votação em primeiro turno deve ocorrer nesta terça-feira, quinta e última sessão de discussão em primeiro turno.

A primeira proposta mantém a imunidade parlamentar apenas para os chamados crimes de opinião. Determina que os parlamentares possam ser processados por crimes comuns, perante o Supremo Tribunal Federal, sem a necessidade de licença prévia da Casa Legislativa, como ocorre hoje. O texto aprovado na Câmara permite, contudo, a suspensão do processo, caso os parlamentares entendam que ele tem motivações políticas. A proposta foi aprovada por unanimidade na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

Outra PEC é a que extingue a imunidade no ICMS sobre as operações interestaduais de comércio de combustíveis. Segundo o autor da proposta, senador Geraldo Melo (PSDB-RN), o único efeito do atual dispositivo constitucional é proibir a cobrança de ICMS de petróleo, derivados e energia, pelos estados produtores. Por último, os senadores discutiram a PEC que permite a cobrança de uma taxa de iluminação pública pelos municípios.

17/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado inicia discussão de PECs sobre imunidade, ICMS de combustíveis e taxa de iluminação

Senado continua discussão de PECs

Encerrada a discussão da proposta que fixa taxa de iluminação pública

Senado rejeita taxa de iluminação

Senado continua discussão sobre capital externo na mídia

Senado aprova taxa de iluminação pública