Senado deve votar duas medidas provisórias nesta tarde



Cinco medidas provisórias estão na pauta de deliberações do Plenário, mas apenas as duas primeiras devem ser votadas nesta quarta-feira (5). O primeiro item da pauta é o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 26/08, proveniente da MP 438/08, que isenta do pagamento de tributos as doações em espécie recebidas por instituições financeiras públicas controladas pela União e destinadas a ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, bem como de conservação e uso sustentável das florestas.

Em seguida vem a MP 439/08, que constitui fonte de recursos adicional, de até R$ 15 bilhões, para ampliação de limites operacionais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o financiamento de projetos de investimento. O Executivo argumenta que o BNDES é o principal agente financeiro federal de investimento de longo prazo e, por esse motivo, a medida atende ao aumento da demanda por crédito para investimentos na economia do país.

As outras três medidas provisórias da pauta devem ficar para a próxima semana. Entre elas, destaca-se a 442/08 - transformada pela Câmara no PLV 29/08 -, que amplia as possibilidades de injeção de dinheiro nas instituições financeiras. O objetivo da MP é evitar que essas instituições passem grandes dificuldades ou cheguem mesmo a quebrar em razão da falta de crédito provocada pela crise nos mercados globais. Essa foi a primeira MP editada pelo governo com o intuito de combater os efeitos da crise financeira internacional .

As outras duas matérias são os projetos de lei de conversão que reajustam os salários de várias carreiras do funcionalismo público - o PLV 27/08 e o PLV 28/08. O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), já anunciou que deverão ser votados apenas na próxima semana a fim de que prossigam as negociações acerca de seu conteúdo.



05/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado deve votar medidas provisórias nesta terça-feira

Plenário pode votar nesta quarta duas medidas provisórias e depois mudança no rito

Plenário deve votar medidas provisórias nesta terça

Com pauta trancada por medidas provisórias, Plenário só deve votar indicações de autoridades nesta terça

Congresso deve votar medidas provisórias e créditos extraordinários

Duas medidas provisórias trancam pauta do Senado