Senado deve votar medidas provisórias nesta terça-feira



As seis medidas provisórias que trancam a pauta de deliberações do Senado devem ser votadas a partir desta terça-feira (19). Foi o que anunciou o presidente do Senado, Renan Calheiros, na manhã de quinta-feira (14). Depois das deliberações sobre essas medidas, outras matérias poderão ser apreciadas.

- O Brasil está querendo isto: que nós votemos as matérias que ajudem na consolidação institucional e na consolidação da segurança jurídica, criando um ambiente mais propício ao desenvolvimento e à atração de investimentos privados. É isso que o Senado precisa fazer. Nós precisamos trabalhar, votar, fazer aquilo que o país exatamente quer que o Senado faça - disse Renan.

A pauta do Senado está trancada por três projetos de lei de conversão e três medidas provisórias. O Projeto de Lei de Conversão 15/07 (proveniente da Medida Provisória 359/07) que reorganiza os cargos da carreira do Seguro Social é o primeiro item da ordem do dia da terça-feira (18). O projeto reajusta a remuneração desses cargos por meio de aumento dos vencimentos a partir do dia 1º de julho de 2008 e do aumento da Gratificação de Desempenho de Atividades do Seguro Social.

O segundo item é um outro projeto de lei de conversão, o PLV 16/07, proveniente da MP 358/07. Ele prorroga o prazo para que as entidades optantes da loteria Timemania parcelem seus débitos vencidos até 31 de dezembro do ano passado. Também autoriza a Agência Nacional do Cinema (Ancine) a fomentar as atividades audiovisuais com incentivos de dedução do Imposto de Renda aos patrocinadores e revoga dispositivos da Lei da Timemania.

O PLV 17/07, proveniente da MP 361/07, que aumenta de 60 para 160 o número de contratações temporárias que o Ministério da Defesa pode fazer para reforçar o quadro de pessoal do controle de tráfego aéreo, é o terceiro item da ordem do dia do Senado. A matéria também institui o Auxílio de Avaliação Educacional e cria cargos comissionados e gratificações temporárias para gerenciar as ações do governo federal nos Jogos Pan-americanos de 2007.

Já a Medida Provisória 360/07, o quarto item da pauta, cria a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em substituição à Secretaria de Imprensa e Porta-Voz. A nova secretaria passa a fazer parte da estrutura direta da Presidência e o secretário passa a ter status de ministro. O reajuste do valor do salário mínimo de R$ 350 para R$ 380, a partir de 1° de abril de 2007, é o tema do item seguinte da ordem do dia, a MP 362/07.

A última medida provisória que está trancando a pauta é a MP 363/07. Ela autoriza o Tesouro Nacional a pactuar condições aceitas pela prática internacional aplicada a países, projetos ou setores com limitações de acesso a financiamento de mercado e passa para a Câmara de Comércio Exterior (Camex) a competência para estabelecer condições para aplicação da lei de financiamento vinculado à exportação de bens e serviços nacionais.

Além dessas matérias, constam da próxima ordem do dia algumas propostas de emenda à Constituição (PECs) e projetos de lei. A PEC 57/05, do senador Marco Maciel (DEM-PE) permite que os vetos presidenciais sejam apreciados separadamente pela Câmara dos Deputados e pelo Senado (atualmente, essa apreciação é feita em sessão conjunta). A PEC 2/07, também de Maciel, cria a cláusula de desempenho, determinando regras para que os partidos políticos possam ter pleno funcionamento no parlamento. Já a PEC 5/07, do senador Antônio Carlos Magalhães (DEM-BA) cria o Fundo de Combate à Violência e Apoio às Vítimas da Criminalidade.



15/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário deve votar medidas provisórias nesta terça

Com pauta trancada por medidas provisórias, Plenário só deve votar indicações de autoridades nesta terça

Senado deve votar duas medidas provisórias nesta tarde

Senadores devem votar nesta terça medidas provisórias do Plano Brasil Maior

Congresso reúne-se nesta quarta-feira para votar cinco medidas provisórias

Senado deve votar nesta terça-feira empréstimo para estados e municípios