Senado deve votar universalização da educação especial na próxima semana



O projeto de lei (PLS 589/11) do senador Cyro Miranda (PSDB-GO) que garante o atendimento a alunos da educação especial na rede pública de ensino, independentemente de sua idade ou etapa escolar, poderá ser votado terminativamente pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), já na próxima terça-feira (25). O compromisso assumido pelo relator, senador Paulo Paim (PT-RS), foi uma resposta ao apelo emocionado de pais e alunos especiais presentes, nesta quinta-feira (20), a audiência pública conjunta da CE e da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) sobre o tema.

Presidente da CDH, Paim também deverá organizar um encontro entre parlamentares, pais e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na próxima semana, com o secretário de Educação do Distrito Federal, Denílson Bento da Costa. Na pauta, a incerteza quanto à renovação da matrícula para 2012 dos alunos da educação especial com mais de 18 anos.

A apreensão quanto à eventual perda da vaga escolar por esses jovens foi levada ao debate por Maria do Socorro Cruz e Antonio Mantonini, pais de alunos especiais. Mantonini também criticou a Resolução nº 1/2009 do Conselho de Educação do Distrito Federal, que teria desestruturado o regime de educação especial ao determinar frequência escolar em dias alternados para estudantes maiores de 21 anos. O agrupamento de alunos com diferentes tipos e níveis de deficiência em uma mesma sala de aula e o despreparo dos professores para lidar com essa situação reforçaram as queixas.

- Eu acredito em uma inclusão séria e respeitosa. Que não faça a escola de depósito nem professores de babá - desabafou Mantonini.

PEC

Embora reconheçam o mérito do projeto de Cyro Miranda, Maria do Socorro Cruz e Antonio Mantonini não abrem mão da aprovação da PEC 347/09, pronta para ser votada pelo Plenário da Câmara dos Deputados. Apresentada pela ex-deputada federal Rita Camata, a proposta acrescenta à Constituição Federal a garantia de "atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino, em qualquer faixa etária e nível de instrução".

Por sugestão de Cyro Miranda, um grupo de senadores da CE e da CDH deverá se reunir com o presidente da Câmara, deputado federal Marcos Maia (PT-RS), até a próxima semana, para pedir prioridade na votação da PEC 347/09. Paim quer apressar a aprovação do PLS 589/11 no Senado a fim de já levar a matéria para a Câmara na mesma ocasião.

- Prometemos abraçar essa causa. O poder público não está olhando para os 26 milhões que precisam de uma atenção diferenciada - declarou Cyro Miranda.

Vice-presidente da CDH, a senadora Ana Rita (PT-ES) também comentou a oportunidade de garantir no Plano Nacional de Educação - ainda em discussão na Câmara - um atendimento inclusivo e universal aos portadores de necessidades especiais na rede regular de ensino público. Já o senador Wellington Dias (PT-PI) quer trazer a debate no Senado a aplicação do método americano Son Rise no tratamento do autismo, que teria proporcionado a cura a portadores desse distúrbio.

Coral

O presidente da Subcomissão de Educação da OAB, Charles Roberto de Lima Júnior, elogiou a preocupação do PLS 589/11 de determinar não só a avaliação das necessidades de desenvolvimento de cada aluno especial por uma equipe multidisciplinar da própria escola, em parceria com profissionais de saúde, como também a participação da família na definição do tipo de atendimento a ser oferecido.

Apesar de a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) já obrigar o Estado a oferecer educação especial, a coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da OAB-DF, Regiane Presot, considera necessário deixar expresso na lei a garantia de atendimento a alunos de qualquer idade ou fase escolar.

O "Coral Acorde", do Centro de Ensino Especial nº 01 de Taguatinga, apresentou a música "É Preciso Saber Viver", de Roberto Carlos, durante a audiência conjunta da CE e CDH. Segundo o professor Marcelo Donizete da Silva Pereira, a escola não costuma ver os alunos por suas limitações, mas valorizar sua capacidade de aprendizado e experiência de vida.

- Eles são altamente capazes e nos ensinam muito todos os dias - resumiu Donizete.



20/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO DEVE VOTAR NA PRÓXIMA SEMANA PROJETO QUE ACABA COM IPC

CCJ deve votar nova Lei de Falências na próxima semana

Plenário deve votar indicação de novo presidente do BC na próxima semana

CCJ deve votar mediação, arbitragem e marco legal das organizações civis na próxima semana

Senado pode votar regras do FPE na próxima semana

Senado pode votar Supersimples na próxima semana