Senado é essencial para reverter atual quadro negativo na sociedade, diz pesquisa



Pesquisa do DataSenado realizada entre os dias 3 e 20 de dezembro de 2013 revela que os brasileiros estão mais confiantes em relação ao futuro. Dos 1.089 entrevistados, 50,6% disseram confiar que haverá nos próximos meses uma melhora na condição de vida. Dentre as pessoas ouvidas, 70% disseram que o papel do Senado Federal é fundamental para reverter o quadro negativo na sociedade.

O estudo faz parte de série histórica sobre condições de vida feita a cada semestre pelo DataSenado desde 2010. Os dados foram coletados pelo Alô Senado por telefone. O Congresso Nacional também foi apontado como “muito importante para a democracia” por 73,1% dos entrevistados, percepção que se mantém desde a primeira sondagem, há quatro anos. De acordo com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o “controle social nos ajuda a corrigir equívocos, a sanar vícios e aperfeiçoar eventuais distorções. Estamos fazendo nossa parte, mudando leis e também as práticas internas”.

A saúde, com 27,3% e segurança pública, com 22,6%, estão no topo da lista das maiores preocupações do público ouvido. Em terceiro lugar figura a corrupção, apontada por 20,4% como ponto de maior preocupação. A pesquisa mostra um aumento na rejeição ao voto obrigatório e ao grande número de partidos políticos. Em dezembro de 2013, 81% dos entrevistados consideravam “prejudicial à democracia” o número de partidos políticos no país e 61% apontavam o voto obrigatório como “lesivo à democracia”.  Seis meses antes, em junho, os percentuais estavam em 50,8% e 59%, respectivamente.

Os índices demonstram que em um semestre melhorou a percepção dos entrevistados em relação ao quadro econômico. Em junho de 2013, 17,9% apontavam melhoria na própria condição econômica. Seis meses depois, o percentual apurado demonstrava maior otimismo, com um índice de 22,5%. Em junho de 2013, 35,6% disseram que a condição econômica tinha piorado. Seis meses depois, o índice havia caído para 29,9%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, o nível de confiança é de 95%.

Para Renan Calheiros “o Brasil está mudando e as instituições que não captarem este novo momento correm o risco de perderem credibilidade”.

Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado



13/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casagrande acredita que Plano de Desenvolvimento da Educação vai reverter quadro negativo

Para Sérgio Guerra, estrutura atual do Senado não atende aos reclamos da sociedade

Lobão conclama senadores a reverter quadro de financiamento da educação

Especialista considera projeto de Lei de Falências tímido, mas um avanço em relação ao quadro atual

Garibaldi diz que adesão do PSDB à candidatura de Tião Viana não mudaria o quadro atual, mas "traria um certo abalo"

Cristovam convoca políticos e sociedade para que Brasília possa superar a atual crise e virar exemplo para o país