Senado impede candidatura de quem está no meio do mandato



O senador que, no meio do mandato, resolver disputar uma nova eleição para o Senado ficará inelegível. Decisão nesse sentido, que ainda precisa ser apreciada pela Câmara dos Deputados, foi aprovada nesta quarta-feira (dia 9) pelo Plenário, mediante a votação de substitutivo a projeto de lei do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT).

O parlamentar argumentou que, se alguns integrantes da Casa resolvem se candidatar quando ainda têm quatro anos de mandato, provocam um desvirtuamento da norma constitucional, que impõe o mandato de oito anos. Em sua opinião, a candidatura de senador ao mesmo cargo não encontra justificativa defensável, sendo incompreensível que alguém se lance candidato para eleger-se para um cargo onde já se encontra.

Antero Paes de Barros entende que, com essa atitude oportunista, o senador acaba por ficar numa situação privilegiada frente a outros candidatos, pelas facilidades de que dispõe e que ainda beneficiam o suplente. Este, argumentou ele, caso seja o titular eleito, vai usufruir de um mandato sem ter feito nenhum esforço para consegui-lo.

09/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


ANTERO DE BARROS CRITICA CANDIDATURA AO SENADO NO MEIO DO MANDATO

Simon pede e projeto que impede candidatura de quem tem 'ficha suja' é incluído na pauta

PROPOSTA DE ANTERO IMPEDE REELEIÇÃO DE SENADOR NO MEIO DO MANDATO

Almeida Lima protesta contra idéia de impedir candidatura de quem está respondendo a processo

ANTERO QUER SENADOR EM MEIO DE MANDATO INELEGÍVEL PARA O SENADO

PROJETO PROÍBE CANDIDATURA DE SENADORES COM MANDATO