Simon pede e projeto que impede candidatura de quem tem 'ficha suja' é incluído na pauta



Os projetos de lei que alteram dispositivos da Lei das Inelegibilidades serão incluídos na pauta de votações do Plenário. Foi aprovado nesta quarta-feira (9) um requerimento nesse sentido apresentado pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) e por outros senadores.

O conjunto dessas propostas, encabeçadas pelo projeto de lei do Senado 390/05, já foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Simon, que discursou para encaminhar o requerimento, explicou que os projetos definem as condições que devem ser exigidas dos candidatos a cargos eletivos e, uma delas, é a exigência de "vida pregressa ilibada para o exercício dos mandatos".

São 21 projetos de lei, entre eles o que proíbe a inscrição na Justiça Eleitoral de candidatos com "ficha suja", isto é, aqueles que foram condenados em processos judiciais, tenham perdido os mandatos por quebra de decoro, ou que tenham contra si representação na Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico ou político.

- Nessa hora tão tumultuada, tão difícil, tão complicada, onde não se sabe mais o que está certo e o que está errado, não se sabe o que fazer e o que não fazer, mais uma vez o Senado vai fazer a sua parte e vai votar um projeto da maior importância e do maior significado no que tange à questão da corrupção - afirmou.



09/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon adverte: Sociedade não quer candidato com ficha suja e Congresso "pode levar nova bofetada"

Senado impede candidatura de quem está no meio do mandato

Armando Félix pede a Renan que projeto da nova Lei Antidrogas seja incluído na pauta de votações

Garibaldi diz que candidato "de ficha suja" não está livre da inelegibilidade

Projeto que padroniza mandatos de presidentes de tribunais é incluído na pauta da convocação

Arthur Virgílio quer dificultar entrada de "ficha-suja" na vida pública