Senado inicia semana com pauta de votações trancada por MPs



O Senado Federal inicia mais uma semana com a pauta trancada, desta vez por cinco medidas provisórias com prazo de votação vencido. As MPs tratam da renegociação das dívidas dos produtores rurais do Nordeste e da dedução do Imposto de Renda da contribuição previdenciária paga pelo empregador doméstico, entre outros assuntos, e precisam ser analisadas antes de os senadores passarem aos outros 21 itens à espera de votação na sessão deliberativa desta terça-feira (6).

A última medida provisória inserida na pauta foi a MP 285/06, modificada por projeto de lei de conversão (PLV 16/06) na Câmara, que define regras para a repactuação das dívidas rurais contratadas na área de atuação da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene). Além de ampliar o número de beneficiários, o PLV 16/06 reduz a taxa de juros anual de 8,75% para 3% e retira o produtor inadimplente da dívida ativa da União.

Já a MP 284/06, alterada pelo PLV 14/06, garante ao empregador doméstico a possibilidade de deduzir do IR o valor da contribuição previdenciária correspondente ao pagamento de um salário mínimo mensal a seu empregado. O PLV 14/06 manteve o limite de dedução a um empregado doméstico por declaração, mas inovou ao permitir que o valor da contribuição paga sobre o 13º salário também seja descontado e estabelecer que a dedução começa a valer para as contribuições pagas a partir de janeiro de 2006.

Embora esses itens sobressaiam na pauta pela importância social, só poderão ser apreciados se os senadores votarem, inicialmente, as outras medidas provisórias que os antecedem. A primeira delas é a MP 281/06, que também foi reformulada por projeto de lei de conversão (PLV 11/06), que reduz a zero a alíquota de IR incidente sobre os rendimentos obtidos por investidores estrangeiros em títulos públicos federais e algumas aplicações de risco.

Em seguida, os parlamentares terão que deliberar sobre a MP 282/06, que abre crédito extraordinário de R$ 57.554.718 em favor do Ministério dos Transportes para obras emergenciais nas rodovias do país. A última delas é a MP 283/06, transformada no PLV 12/06, que reúne medidas de reorganização administrativa, de pessoal e de patrimônio do serviço público federal.

05/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Com pauta trancada, Plenário só deve ter votações na semana após o feriado

Pauta de votações do Senado continua trancada

Pauta de votações do Senado será trancada na terça por 18 MPs

Sete proposições mantêm pauta de votações trancada no Senado

Senado retoma votações nesta terça-feira com a pauta trancada por três MPs

Senado retoma trabalhos com pauta de votações trancada por três medidas provisórias