Senado preside Comissão Representativa, diz Lobão



Uma "questão menor e uma disputa de vaidades que certamente não interessará nem a mim e nem ao deputado Capixaba". Esse é o entendimento do senador Edison Lobão (PFL-MA), presidente interino do Senado, para a polêmica criada por deputados da oposição a respeito de quem deveria ocupar a presidência da Comissão Representativa do Congresso Nacional, após o pedido de licença do senador Jader Barbalho (PMDB-PA) do cargo de presidente da Casa.

O senador entende, com base em parecer da secretaria-geral da Mesa do Senado, que o artigo 6º da Resolução nº 3, de 1990, documento que regula a formação e o funcionamento da Comissão Representativa, estabelece "com clareza quem deve ocupar, no caso, a presidência da Comissão". Esse artigo dispõe que "exercerão a presidência e a vice-presidência da Comissão os membros das Mesas do Senado e da Câmara dos Deputados, respectivamente".

De acordo com Lobão, com a licença solicitada por Jader, o outro senador que atende os dois pré-requisitos (integrar a Mesa do Senado e a própria Comissão) é que automaticamente passa a desempenhar o papel de presidente do órgão. Razão pela qual, acrescenta o secretário-geral da Mesa, Raimundo Carreiro, o artigo 6º incluiu a expressão "respectivamente" no seu texto, para designar, pela ordem, que a presidência e a vice-presidência da comissão serão exercidas, respectivamente, por membros das Mesas do Senado e da Câmara.

O senador destacou, ainda, que não pretende convocar os integrantes da Comissão Representativa para apreciar os requerimentos relativos às denúncias envolvendo o senador Jader Barbalho. Segundo ele, "esse não é o papel da comissão, falta pouco tempo para o término do recesso e na volta dos trabalhos legislativos vou conversar com o deputado Aécio Neves, presidente da Câmara, a fim de que as comissões permanentes do Senado e da Câmara possam receber esses documentos sem necessitar de novo encaminhamento".

24/07/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão não descarta convocação da Comissão Representativa

Lobão não descarta convocação da Comissão Representativa

Lobão considera inútil convocar Comissão Representativa para debater IR

Lobão considera inútil convocar Comissão Representativa para debater IR

Edison Lobão descarta convocação da Comissão Representativa do Congresso para debater violência

SENADO ELEGE COMISSÃO REPRESENTATIVA