SENADO VOTA AMANHÃ (QUARTA) PROJETO QUE DESCENTRALIZA FISCALIZAÇÃO



O plenário do Senado votará amanhã (quarta, 14) outros dois projetos de lei incluídos na pauta da convocação extraordinária do Congresso, os quais objetivam descentralizar a fiscalização de dinheiro federal repassado a estados e municípios para assistência social e facilita o transporte de cargas.

O projeto sobre os recursos sociais, proposto pelo Executivo, estabelece que a prestação de contas passará a ser feita pela prefeitura à câmara de vereadores e, no caso de governos estaduais, ao tribunal de contas do estado. Assim, a prestação de contas só será enviada ao Tribunal de Contas da União se este órgão pedir.

Outra mudança importante introduzida pelo projeto é o repasse automáticode recursos federais ao fundo estadual ou municipal que aplica o dinheiro destinado à assistência social, independentemente da celebração de convênio, ajuste ou acordo com o governo federal, desde que os recursos estejam sendo aplicados conforme as prioridades estabelecidas nos planos de assistência social. A matéria recebeu pareceres favoráveis dos senadores José Fogaça (PMDB-RS) e Beni Veras (PSDB-CE),ao ser apreciada na CAE e na CCJ.

O segundo projeto autoriza o transporte de cargas, por vários sistemas (ferroviário, rodoviário ou marítimo), com apenas um contrato. Hoje, para cada transporte há exigência de um contrato. O projeto, que recebeu paraceres favoráveis dos senadores Gersom Camata (PMDB-ES) e Waldeck Ornelas (PFL-BA) na CI e na CAE, objetiva reduzir a burocraciae os custos e aumentar a segurança no transporte de cargas. A proposta prevê a figura do operador de transporte multimodal, agente único responsável pelo transporte, desde o recebimento da carga até sua entrega ao destinatário.

O plenário vota ainda amanhã (quarta, 14) projeto de resolução que autoriza o município do Rio de Janeiro a emitir letras financeiras para obter recursos que destinados a bancar o giro da dívida mobiliária do estado que vence neste primeiro semestre.



13/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO DESCENTRALIZA FISCALIZAÇÃO DE RECURSOS PARA A ASSISTÊNCIA SOCIAL

SENADO VOTA AMANHÃ (QUARTA) EMENDA DA GUERRA FISCAL

SENADO VOTA AMANHÃ (QUARTA) NOMES PARA CONSELHO DA ANATEL

SENADO VOTA AMANHÃ (16) PROJETO DA LEI ELEITORAL

PLENÁRIO VOTA AMANHÃ (QUINTA)FISCALIZAÇÃO DESCENTRALIZADA

SENADO VOTA AMANHÃ PROJETO QUE ACABA COM MANICÔMIOS