SENADO VOTA AMANHÃ (16) PROJETO DA LEI ELEITORAL



O plenário deve votar amanhã (dia 16) o projeto da nova lei eleitoral, com as normas para as eleições do ano que vem. O relator da matéria, senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), informou que pretende dar parecer em plenáriosobre as emendas que forem apresentadas pelos senadores, o que possibilitará sua votação na sessão desta terça-feira à tarde.

Lúcio Alcântara emendou na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o projeto oriundo da Câmara, rejeitando o financiamento público para campanhas eleitorais, prevalecendo a legislação atual, que permite a doação de empresas ou pessoas físicas a candidatos. O relator não concordou ainda em eliminar os votos em brancos da contagem de votos válidos.

O projeto estabelece que o presidente da República e os governadores candidatos à reeleição poderão participar de solenidades de inauguração de obras até às vésperas das eleições. Terão ainda direito de usar aviões ou carros oficiais durante a campanha eleitoral, desde que seus partidos paguem pelo uso, com base em preços cobrados por empresas de táxi-aéreo ou de aluguel de veículos.

A propaganda eleitoral gratuita pelo rádio e pela televisão, conforme o projeto, será reduzida de 60 para 45 dias. Ficam ainda proibidas no programa gratuito o uso de imagens externas ou trucagens. Vários senadores pretendem apresentar emendas de plenário à proposição, na tentativa de alterar o texto aprovado na semana passada pela CCJ.

15/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO VOTA AMANHÃ PROJETO QUE ACABA COM MANICÔMIOS

SENADO VOTA AMANHÃ PROJETO DE RENDA MÍNIMA

SENADO VOTA AMANHÃ (24) PROJETO QUE CRIA PENAS ALTERNATIVAS

SENADO VOTA AMANHÃ (QUARTA) PROJETO QUE DESCENTRALIZA FISCALIZAÇÃO

SENADO VOTA AMANHÃ (10) PROJETO QUE BUSCA ACELERAR REFORMA AGRÁRIA

SENADO VOTA AMANHÃ PROJETO QUE ESTABELECE PRAZO PARA AÇÃO RURAL